Controle social sobre os recursos públicos, accountability e desenvolvimento: o papel dos conselhos locais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51861/ded.dmvdd.3.013

Palabras clave:

Conselhos Escola Comunidade, espaço político, controle social, accountability pública

Resumen

Os Conselhos Escola Comunidade são espaços políticos institucionalizados no contexto da descentralização de recursos do governo federal para as escolas, visando a ampliação de processos decisórios horizontalizados e da accountability pública. Buscando perceber como se dão os processos políticos de controle social e accountability por meio desses conselhos, realizamos: uma discussão teórica acerca da descentralização; a análise dos dados produzidos a partir de entrevistas e questionários dirigidos aos conselheiros, bem como atas e processos de prestação de contas de onze conselhos de escolas municipais em Niterói (RJ). Apesar de formação semelhante, o funcionamento dos conselhos apresenta diferenças em relação ao controle social, à gestão democrática da escola e à accountability. Essas diferenças justificam-se pelo papel diferenciador das instituições que se relacionam intimamente com fatores locacionais. Percebemos exemplos de conselhos que, como espaços políticos, têm cumprido seu papel de intermediação entre o Estado e a sociedade e propiciado a aprendizagem política.

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Biografía del autor/a

Rosane Feu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, cujas pesquisas relacionam-se ao desenvolvimento de espaços poíticos para a democratização da tomada de decisão em políticas públicas e para o constrole social sobre o planejamento e o uso de recursos públicos.

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Publicado

2025-02-01

Número

Sección

Artigos