As aprendizagens de crianças rurais em grupos de diferentes faixas etárias ou idades mistas e seu uso na experiência escolar multisseriada

Patrícia Ames Ramello

Resumo


Com base em um estudo etnográico na Amazônia peruana, que examina detalhadamente um
grupo de famílias rurais com crianças de diferentes idades, identiicam-se quatro características
centrais da aprendizagem em casa: o desenvolvimento de um senso de autonomia e
responsabilidade; a importância de observação; a prática como meio de desenvolver habilidades; e a natureza multi-idade do processo de aprendizagem. Em particular, a experiência de meninos e meninas rurais em grupos de idades mistas é destacada, onde elas são reveladas como fontes e agentes de aprendizagem para outras crianças. O artigo discute como essa experiência constitui um recurso para a situação escolar mais frequente em áreas rurais: a escola multisseriada, onde crianças de várias séries dividem a sala de aula a cargo de um único professor.
Palavras-chave: educação rural, multi-idade, multiseriado, Amazônia.


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