As aprendizagens de crianças rurais em grupos de diferentes faixas etárias ou idades mistas e seu uso na experiência escolar multisseriada

Autores/as

  • Patrícia Ames Ramello

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23499

Resumen

Com base em um estudo etnográico na Amazônia peruana, que examina detalhadamente um
grupo de famílias rurais com crianças de diferentes idades, identiicam-se quatro características
centrais da aprendizagem em casa: o desenvolvimento de um senso de autonomia e
responsabilidade; a importância de observação; a prática como meio de desenvolver habilidades; e a natureza multi-idade do processo de aprendizagem. Em particular, a experiência de meninos e meninas rurais em grupos de idades mistas é destacada, onde elas são reveladas como fontes e agentes de aprendizagem para outras crianças. O artigo discute como essa experiência constitui um recurso para a situação escolar mais frequente em áreas rurais: a escola multisseriada, onde crianças de várias séries dividem a sala de aula a cargo de um único professor.
Palavras-chave: educação rural, multi-idade, multiseriado, Amazônia.

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Publicado

2019-02-19

Número

Sección

TEMAS SOBRESALIENTES