Invertendo a ordem geracional: a relação das crianças da zona rural de Orobó (PE) com as novas TIC’s
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23501Resumen
O presente trabalho, desdobramentos de pesquisas sobre a infância rural na cidade de Orobó
(PE), objetiva discutir um fenômeno relativamente recente na região e que nos tem chamado
a atenção: o crescente uso do acesso à internet pelas crianças da zona rural e uma inversão da
ordem geracional, através da qual as crianças ensinam aos adultos a como fazer uso das novas
TIC’s, contribuindo para um processo de subversão da ordem do processo de transmissão do
conhecimento no mundo rural. Nesse cenário, destacamos, sobretudo, o acesso à internet por meio do smartphone, ganhando destaque a relação com as redes sociais como o whatsapp e o youtube. Metodologicamente, o trabalho se enquadra numa perspectiva qualitativa, na qual a etnograia foi a base para o desenvolvimento da pesquisa atrelada ao uso da observação participante.
Palavras-chave: crianças, geração, zona rural, novas TIC’s.
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