Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46249

Palabras clave:

lúdico, cultura lúdica, formação de professores, infância, adultez

Resumen

O objetivo deste texto é analisar o conceito de lúdico e problematizar os sentidos da cultura lúdica para a formação de professores. As reflexões e questões proposta aqui são fruto de nossa experiência de docência compartilhada na disciplina O lúdico e a Educação Infantil no curso de Pedagogia de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Inicialmente, apresentaremos algumas perspectivas teóricas sobre o lúdico e a cultura lúdica, entendidos como dimensão humana e constituintes da subjetividade. Em seguida, problematizaremos suas possibilidades e limites no contexto das sociedades capitalistas, ressaltando seus atravessamentos nas relações entre infância e adultez. Por fim, trataremos da concepção de cultura lúdica no contexto escolar, ressaltando sua relevância na formação de professores e no trabalho pedagógico com crianças.

Biografía del autor/a

Aristeo Leite Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Aristeo Gonçalves Leite Filho, doutor, professor adjunto da Faculdade de Educação, Departamento de Estudos da Infância, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Lisandra Ogg Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Lisandra Ogg Gomes, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta no curso de graduação em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Território dos Estudos da Infância (TEI/UERJ). Procientista UERJ/FAPERJ e responsável pelas pesquisas: "A participação da infância na sociedade brasileira", chamada MCTIC/CNPq nº. 28/2018-Universal, e "Protagonismo na infância e na juventude: tendências contrárias e favoráveis", com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), por meio do Programa de Internacionalização/CAPES-Print.

Rita Marisa Ribes Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rita Marisa Ribes Pereira, doutora, professora titular da Faculdade de Educação, Departamento de Estudos da Infância, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenada o Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea. Procientista UERJ/FAPERJ. Bolsista de Produtividade CNPq.

Email: ritaribes@uol.com.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8605-3394

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Publicado

2022-06-03

Número

Sección

TEMAS SOBRESSALIENTES - SECCIÓN TEMÁTICA - JUEGOS Y CULTURA LÚDICA EN LAS INFANCIAS Y JUVENTUDES LATINOAMERICANAS