“Memórias de Lucia”: as brincadeiras nos livros escolares do Maranhão na Primeira República

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46287

Palabras clave:

brincadeiras, literatura, escola, República, Maranhão

Resumen

A investigação de cultura lúdica em produções literárias de intelectuais do período republicano brasileiro no Maranhão proposta neste artigo considerou levantar dados históricos sobre as brincadeiras que se manifestavam e como a instrução pública foi importante para a sistematização de uma pedagogia moderna. Objetivou-se analisar os registros literários de Rosa Castro (1933) e Eydher Pestana (1924) enquanto intelectuais propagadores do ideário moderno para a educação das crianças, tendo sido identificados os indícios de uma prática brincante no interior das escolas e dos jardins de infância. O método histórico utilizado foi o de análise documental de fontes literárias. Os estudos de Carvalho (2003) e Silva (2017) contribuíram com as análises sobre a escola republicana, o brincar na história da educação e o estado do Maranhão na transição do modelo educacional. Com os resultados, pretende-se contribuir com as pesquisas sobre história das crianças maranhenses e de suas brincadeiras enquanto um campo em processo de constituição.

Biografía del autor/a

Rosyane de Moraes Martins Dutra, Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Educação I, São Luís, Maranhão, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo na Linha de Pesquisa Estado, Educação e Trabalho. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Maranhão (2001), especialização em Gestão de Recursos Humanos pela FACAM (Rio de Janeiro/2005) e Mestrado em Educação/UFMA (jul/2014). É Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Brincadeiras - GEPIB/UFMA. É membro do grupo de Trabalho História da Infância e Juventude (ANPUH-BR) e da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Atualmente é professora assistente do Departamento de Educação I no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (Área de Educação Infantil). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Infância e o brincar, formação de professores, metodologia da educação infantil, estágio supervisionado, educação de crianças pequenas, currículo e história da infância.

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Publicado

2022-06-03

Número

Sección

TEMAS SOBRESSALIENTES - SECCIÓN TEMÁTICA - JUEGOS Y CULTURA LÚDICA EN LAS INFANCIAS Y JUVENTUDES LATINOAMERICANAS