O uso das mídias móveis por crianças atendidas pelo programa Primeira Infância Melhor (PIM) em Pelotas – RS

Autores/as

  • Marcos Roberto Silva De Souza Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Medicina, Terapia Ocupacional e Psicologia, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil http://orcid.org/0000-0002-6033-7575
  • Giovana Fagundes Luczinski Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Medicina, Terapia Ocupacional e Psicologia, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8318-8157
  • Renata Cristina Rocha da Silva Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Medicina, Terapia Ocupacional e Psicologia, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil http://orcid.org/0000-0001-6565-5655

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.49699

Palabras clave:

primeira infância, PIM, mídias móveis, infância e tecnologia

Resumen

Este artigo apresenta um estudo com 25 famílias atendidas pelo programa Primeira Infância Melhor (PIM) na cidade de Pelotas – RS, Brasil, que investigou o uso das mídias por crianças entre 2 e 4 anos de idade. Por meio de um questionário foram coletados dados sociodemográficos e características das famílias, como o uso das tecnologias na interação com as crianças. A maioria das cuidadoras eram mulheres brancas e casadas, com média de idade de 33 anos e renda na faixa de 1 salário mínimo. Foi verificada a média de 2,84 aparelhos celulares por residência e, entre as crianças, o maior descritor de tempo de acesso foi de 1 hora diária, predominantemente durante o dia. A análise dos dados nessa população contraria uma realidade na qual crianças estão cada vez mais conectadas. Entretanto, a literatura enfatiza esse tempo como excessivo para a faixa etária pesquisada, sendo importante fomentar a discussão interdisciplinar.

Biografía del autor/a

Marcos Roberto Silva De Souza, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Medicina, Terapia Ocupacional e Psicologia, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Bacharel em Psicologia, pela Universidade Federal de Pelotas-RS.

Aluno Especial em: Acervos Documentais e Preservação do Patrimonio Historico, do curso de Po´s graduação em Memoria Social e Patrimônio Cultural.

Giovana Fagundes Luczinski, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Medicina, Terapia Ocupacional e Psicologia, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora Adjunta no curso de graduação em Psicologia na UFPEL  na área de Tratamento e Prevenção Psicológico com ênfase na perspectiva existencial-fenomenológica. Atividades: docência, estágio em saúde coletiva, pesquisa, extensão, atividades administrativas. UFPel

Renata Cristina Rocha da Silva, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Medicina, Terapia Ocupacional e Psicologia, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Terapeuta Ocupacional, Mestre em Ciencia Medicas- UFRGS, doutora em Ciencias Cirurgicas-UFRGS e professora na Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2022-06-03

Número

Sección

TEMAS SOBRESALIENTES