As juventudes do Grande Bom Jardim e a territorialidade: uma revisão narrativa

Autores/as

  • Kaio Eduardo Silva Lima Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4186-9338
  • Luciana Martins Quixadá Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7082-5698

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v1i39.57720

Palabras clave:

juventudes, Violência Armada, necropolítica, saúde, educação

Resumen

O Grande Bom Jardim é uma área da periferia da cidade de Fortaleza-CE, que possui um  contexto de violência e extermínio da juventude residente nesta localidade. O objetivo do estudo foi mapear o conhecimento produzido na literatura sobre as juventudes do Grande Bom Jardim e como elas são afetadas pela violência armada. Utilizamos uma abordagem qualitativa e como método de pesquisa a revisão narrativa. Os resultados encontrados foram apresentados em dois tópicos, um sobre “A política de morte das juventudes no GBJ”, e outro sobre “As facções criminosas e as juventudes do GBJ”. Realizamos as análises dos resultados à luz de autores como Foucault (2022), Mbembe (2016) e Bento (2018). Percebemos que a juventude do GBJ vive em uma situação de subcidadania onde direitos fundamentais estabelecidos pelo ECA são negados e esses jovens tornam-se alvos prioritários da política de promoção de mortes, justificadas pelo estigma de “envolvido”.

Biografía del autor/a

Kaio Eduardo Silva Lima, Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Professor de Educação Física da Secretária de Educação do Ceará (SEDUC-CE), Brasil. Pós-Graduado em Gestão Escolar e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Brasil.

Luciana Martins Quixadá, Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil. Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Brasil, e do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) na mesma universidade.

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Publicado

2024-11-07

Número

Sección

TEMAS SOBRESALIENTES