Estar junto no campo: pesquisa-extensão com crianças indígenas e quilombolas no sertão nordestino
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v1i37.61853Palavras-chave:
pesquisa com crianças, comunidades tradicionais, crianças indígenas, crianças quilombolasResumo
Este trabalho é fruto do nosso encontro com crianças moradoras de duas comunidades tradicionais, uma indígena e uma quilombola, do sertão do estado de Alagoas, Brasil. Apresentamos nosso olhar analítico sobre um trabalho de campo de projeto de pesquisa-extensão por meio do qual realizamos 22 oficinas com 20 crianças indígenas e 37 crianças quilombolas, de 2 a 12 anos de idade, ao longo de 6 meses. Com as oficinas, promovemos um espaço de escuta e fala das crianças sobre suas experiências de infância no território comunitário. Neste artigo, narramos êxitos e dificuldades metodológicas do trabalho de campo e, a partir dessa experiência localizada, colocamos questões a respeito do encontro entre adultas/jovens pesquisadoras não indígenas/quilombolas com crianças dessas comunidades
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