Estar junto no campo: pesquisa-extensão com crianças indígenas e quilombolas no sertão nordestino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v1i37.61853

Palavras-chave:

pesquisa com crianças, comunidades tradicionais, crianças indígenas, crianças quilombolas

Resumo

Este trabalho é fruto do nosso encontro com crianças moradoras de duas comunidades tradicionais, uma indígena e uma quilombola, do sertão do estado de Alagoas, Brasil. Apresentamos nosso olhar analítico sobre um trabalho de campo de projeto de pesquisa-extensão por meio do qual realizamos 22 oficinas com 20 crianças indígenas e 37 crianças quilombolas, de 2 a 12 anos de idade, ao longo de 6 meses. Com as oficinas, promovemos um espaço de escuta e fala das crianças sobre suas experiências de infância no território comunitário. Neste artigo, narramos êxitos e dificuldades metodológicas do trabalho de campo e, a partir dessa experiência localizada, colocamos questões a respeito do encontro entre adultas/jovens pesquisadoras não indígenas/quilombolas com crianças dessas comunidades

Biografia do Autor

Suzana Santos Libardi, Universidade Federal de Alagoas, Unidade Educacional de Palmeira dos Índios, Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas – Unidade Educacional Palmeira dos Índios, Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil.

Alana Gabriela Barros Doia da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão, Delmiro Gouveia, Alagoas, Brasil

Licenciada em História pela Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, Delmiro Gouveia, Alagoas, Brasil.

Lisa Victória Lopes Gonzaga de Souza, Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões, Maceió, Alagoas, Brasil

Pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar – Lato Sensu, ofertada pela Coordenadoria Institucional de Educação à Distância da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil.

Maria Thaís Mota do Nascimento, Escola Estadual de Xingó II, Piranhas, Alagoas, Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, Delmiro Gouveia, Alagoas, Brasil. Professora efetiva da Escola Estadual de Xingó II – Piranhas, Alagoas, Brasil.

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Publicado

25-03-2024