Sobre a Revista

A Revista

A Revista Eletrônica de Estudos Urbanos e Regionais foi criada em 2011 por iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles. É um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A e-metropolis tem como missão promover o acesso democrático ao conhecimento, dirigindo-se a todas as pessoas que se interessam pela dinâmica da vida urbana contemporânea em seu caráter multidisciplinar.

A revista aceita artigos, ensaios fotográficos, resenhas, textos especiais e entrevistas em fluxo contínuo sobre temas pertinentes ao Planejamento Urbano e Regional e áreas afins.

ISSN: 2177-2312

Frequência de publicação

Publicação contínua. Assim que um artigo está pronto para ser publicado, ele é imediatamente lançado online, em vez de esperar que outros artigos da edição sejam concluídos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos serão submetidos à apreciação dos membros do Conselho Editorial e de consultores ad hoc para emissão de pareceres.
Será respeitado o anonimato tanto dos autores quanto dos pareceristas.

Quanto à recomendação para publicação, a avaliação dos manuscritos segue as opções:

a) Publicado (aceito sem restrições);
b) Publicado desde que o autor faça as modificações assinaladas abaixo (aceitar com correções necessárias)
c) Recusado

O tempo médio de avaliação é de 6 a 12 meses a partir da data de submissão até sua aprovação/rejeição.

Os pareceristas se reservam o direito de emitirem comentários/conselhos, visando o aprimoramento do manuscrito, respeitando o estilo e opinião dos autores.

Os pareceristas que detectarem algum conflito de interesse na análise do manuscrito devem informar aos editores, para que sejam realocados para outro trabalho.

Caberá aos Editores a seleção final dos textos recomendados para publicação pelos pareceristas, bem como a ordem que serão publicados. São critérios para essa seleção, a consistência acadêmico-científica, clareza de ideias, relevância, originalidade e oportunidade do tema.

 

Recomendações de formatação

ARTIGOS

Os artigos serão submetidos ao Conselho Editorial, ao qual cabe a responsabilidade de recomendar ou não a publicação. Critérios a serem atendidos para artigos enviados:

  1. Só serão aceitos artigos inéditos.
  2. Os artigos precisam estar submetidos em português ou espanhol (a aceitação de trabalhos em língua estrangeira fica restrita a pesquisadores vinculados a instituições internacionais).
  3. A avaliação dos artigos obedecerá ao formato blind-review.
  4. Os arquivos devem ser submetidos em extensão“.doc”, “.docx” ou “.rtf”.
  5. Tamanho do artigo: o artigo deve ter entre 10 e 15 páginas, incluindo gráficos, tabelas e figuras.
  6. No caso de arquivos com gráficos, tabelas e figuras que excedam o limite de 15 páginas, o artigo poderá ter até 16 páginas.
  7. Estrutura do artigo:
    1. Corpo do texto: Arial, tamanho 11 / Times New Roman 12. Espaçamento 1,5 no corpo do parágrafo.
    2. Título do artigo (português / inglês)
    3. Resumo (português / inglês) : de até 800 caracteres (sem espaços).
    4. Palavras-chaves (português / inglês): devem ser inseridos no texto até 5.
    5. Gráficos, tabelas e figuras: deverão ser enviadas separadamente e estar inseridos no corpo do texto, próximos aos locais de interesse. Devem estar identificados no texto e numerados seqüencialmente.
      • GRÁFICOS E TABELAS: apresentam título alinhado à esquerda, acima do gráfico ou tabela, no formato Arial, tamanho 11, itálico, normal.
      • ILUSTRAÇÕES E FIGURAS: apresentam legenda, no formato Arial, tamanho 9, normal. (As imagens (ilustrações ou figuras) devem ser inseridas no texto, e os arquivos de origem das mesmas devem ter extensão JPG ou TIFF, com resolução de 300 dpi. As imagens não podem, em hipótese alguma, ter problemas de direitos autorais.
      • Caso haja mais de um arquivo de gráfico, tabela e/ou figura, compacte em um arquivo ZIP ou RAR e envie no campo Imagem.
    6. Para citações no corpo do texto, será utilizado o sistema autor-data. Ex.: (Harvey, 1983, p.15). A indicação de página é recomendada quando a citação for literal.
    7. Citações literais com mais de três linhas devem ser colocadas em parágrafos especiais, obedecendo a seguinte formatação: um espaço antes e depois do parágrafo; letra Arial 10; espaçamento simples e com recuo esquerdo de 4 cm.
    8. As referências devem ser colocadas, em ordem alfabética, no final do trabalho completo, obedecendo os seguintes exemplos:
        • LIVROS:
          JACOBS, Jane. Morte e vida das grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
        • REVISTAS E/OU PERIÓDICOS:
          MARICATO, Ermínia. O urbanismo na periferia do mundo globalizado. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 4, p. 21-33, 2000.
        • BIBLIOGRAFIA "DIGITAL":
          OBSERVA POA. Observatório da Cidade de Porto Alegre. Disponível em: <http://www.observapoa.palegre.com.br/>. Acesso em 26 maio de 2006.

      Quando não houver a informação, use as siglas "s.n.", "s.l." e "s.d." para, respectivamente, sine nomine (sem editora), sine loco(sem o local de edição) e sine data (sem referência de data).

      Questões ausentes e dúvidas de formatação devem seguir normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

RESENHAS

Para o envio das resenhas, deverão ser seguidos os mesmos critérios especificados para os artigos, obedecendo as seguintes alterações:

  1. As resenhas serão avaliadas pela Comissão Editorial, à qual cabe a responsabilidade de indicar ou não a publicação blind-review.
  2. Só serão aceitas resenhas de obras (livros e filmes) com até dois anos de seu lançamento.
  3. Os arquivos devem ser submetidos em extensão“.doc”, “.docx” ou “.rtf”.
  4. A resenha deverá ter no máximo 4 páginas.
  5. Uma imagem da obra com extensão JPG ou TIFF e resolução de 300 dpi. deverá ser enviada em arquivo separado.
  6. A resenha deve ter título diferente do título da obra resenhada.
  7. A resenha deve ter no seu início uma ficha técnica do livro resenhado, contendo os dados necessários.

 

SEÇÃO ESPECIAL

A Seção Especial é um espaço voltado para descrever, relatar, criticar fatos recentes e traz em si a ideia de um texto mais livre e ensaístico sobre temas que tangenciem as questões urbanas.

  • O texto destinado à Seção Especial deve conter em torno de 1000 a 1500 palavras.
  • Os textos serão avaliados pela Comissão Editorial, à qual cabe a responsabilidade de indicar ou não a publicação.
  • Os critérios de avaliação são:

a.       Relevância do tema para a Revista. O ensaio de estar em sintonia com a problemática dos fenômenos urbanos.

b.      Atualidade e originalidade do tema. Por um lado, o ensaio precisa apresentar uma discussão de questões ou fatos contemporâneos, por outro, pretende-se trazer para a revista também a realidade de espaços e contextos diversos, seja no Brasil como no mundo.

 

ENSAIO FOTOGRÁFICO

O ensaio fotográfico busca fazer pensar sobre o urbano/regional em suas múltiplas dimensões por meio de imagens.

  • O texto deve conter entre 10 e 15 fotografias (com resolução mínima de 300 dpi) .
  • Pequeno texto de apresentação e legendas (quando houver).
  • Os ensaios fotográficos serão avaliados pela Comissão Editorial, à qual cabe a responsabilidade de indicar ou não a publicação.
  • Os critérios de avaliação são:

a.       Relevância do tema para a Revista. O ensaio de estar em sintonia com a problemática dos fenômenos urbanos.

b.      Atualidade e originalidade do tema. Por um lado, o ensaio precisa apresentar uma discussão de questões ou fatos contemporâneos, por outro, pretende-se trazer para a revista também a realidade de espaços e contextos diversos, seja no Brasil como no mundo.

c.       Expressão textual e imagética. Embora se espere, nesses ensaios, formas de expressão mais livres e artísticas, o texto deve respeitar regras gramaticais da língua portuguesa e o ensaio deve estimular visualmente, também, a leitura e o interesse pelo seu conteúdo.

d.       O arquivo em pdf deve ser enviado para o e-mail editorial.emetropolis@observatoriodasmetropoles.net.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.