Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os arquivos devem ser submetidos em extensão“.doc”, “.docx”, "ODF" ou “.rtf”.
  • Os artigos precisam estar submetidos em português ou espanhol (a aceitação de trabalhos em língua estrangeira fica restrita a pesquisadores vinculados a instituições internacionais). O título e o resumo do trabalho constam em português/espanhol e em inglês.

  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Comunicações sobre a submissão podem ser feitas através da aba Contato

Diretrizes para Autores

ARTIGOS

Os artigos devem ser submetidos obedecendo rigorosamente este template, de acordo com as regras abaixo:

  • título do artigo, de 12 palavras no máximo, em português ou espanhol;
  • título do artigo, de 12 palavras no máximo, em inglês.
  • resumo de, no máximo, 200 (duzentas) palavras em português ou espanhol , com indicação de 3 a 5 (cinco) palavras-chave na língua em que o artigo foi escrito (português ou espanhol);
  • resumo/abstract de, no máximo, 200 (duzentas) palavras em inglês , com indicação de 3 a 5 (cinco) palavras-chave em inglês;
  • texto, digitado em Word ou equivalente, espaço simples, fonte Cambria tamanho 11, margens 2,5, tendo no mínimo 5.000 e no máximo 8.800 palavras, incluindo tabelas, gráficos, figuras, e referências bibliográficas;
  • as imagens devem ser em formato JPG/PNG, com resolução mínima de 300 dpi e largura máxima de 13 cm, enviadas em separado através do sistema de submissão;
  • Gráficos, quando elaborados em programas de planilha eletrônica devem ser enviados no original em separado através do sistema de submissão. Quando enviados como figuras, devem respeitar a mesma regra das imagens.
  • As regras para as referências bibliográficas devem seguir as orientações apresentadas na última seção deste documento.

Estrutura  resumida do artigo:

  1. Corpo do texto: Cambria, tamanho 11. Espaçamento 1,5 no corpo do parágrafo.
    1. Título do artigo (português / inglês)
    2. Resumo (português / inglês) : de até 200 palavras.
    3. Palavras-chaves (português / inglês): de 3 a 5.
    4. Gráficos, tabelas e figuras: deverão ser enviadas separadamente e estar inseridos no corpo do texto, próximos aos locais de interesse. Devem estar identificados no texto e numerados sequencialmente.
  • GRÁFICOS E TABELAS: títulos e conteúdo textual e/ou numérico devem ser escritos com fonte Cambria tamanho 11 e fontes e notas no tamanho 9.
  • ILUSTRAÇÕES E FIGURAS: devem ser inseridas no texto próximas do trecho do texto onde são mencionadas. Os arquivos de origem das mesmas devem ter extensão JPG ou PNG, com resolução de 300 dpi. As imagens não podem, em hipótese alguma, ter problemas de direitos autorais.
  • Caso haja mais de um arquivo de gráfico, tabela e/ou figura, recomenda-se que compacte em um arquivo ZIP ou RAR e envie no campo específico para envio no sistema durante o momento da submissão.

RESENHAS

Para o envio das resenhas, o texto deve ser escrito seguindo o template e devem ser seguidos os mesmos critérios formais especificados para os artigos. Durante a submissão, é importante que autores estejam cientes das seguintes orientações:

  1. As resenhas serão avaliadas pela Comissão Editorial, à qual cabe a responsabilidade de indicar ou não a publicação.
  2. Só serão aceitas resenhas de obras (livros e filmes) com até dois anos de seu lançamento.
  3. Os arquivos devem ser submetidos em extensão“.doc”, “.docx” ou “.rtf”.
  4. A resenha deverá ter no máximo 4 páginas, escritas no formato recomendado pelos artigos.
  5. Uma imagem da obra com extensão JPG ou PNG e resolução de 300 dpi. deverá ser enviada em arquivo separado através do sistema de submissão.
  6. A resenha deve ter título diferente do título da obra resenhada.
  7. A resenha deve ter no seu início uma ficha técnica do livro resenhado, contendo os dados necessários.

SEÇÃO ESPECIAL

A Seção Especial é um espaço voltado para descrever, relatar, criticar fatos recentes e traz em si a ideia de um texto mais livre e ensaístico sobre temas que tangenciem as questões urbanas. O texto deve ser escrito em template específico.

  • O texto destinado à Seção Especial deve conter em torno de 1000 a 1500 palavras. Deve ser escrito seguindo as mesmas recomendações de formatação dos artigos.
  • Os textos serão avaliados pela Comissão Editorial, à qual cabe a responsabilidade de indicar ou não a publicação.
  • Os critérios de avaliação são:

a.       Relevância do tema para a Revista. O ensaio de estar em sintonia com a problemática dos fenômenos urbanos.

b.      Atualidade e originalidade do tema. Por um lado, o ensaio precisa apresentar uma discussão de questões ou fatos contemporâneos, por outro, pretende-se trazer para a revista também a realidade de espaços e contextos diversos, seja no Brasil como no mundo.

ENSAIO FOTOGRÁFICO

O ensaio fotográfico busca fazer pensar sobre o urbano/regional em suas múltiplas dimensões por meio de imagens.

  • O texto deve seguir o formato indicado para os artigos e conter entre 8 e 12 fotografias (com resolução mínima de 300 dpi em formato PNG/JPG). Deve ser elaborado seguindo template próprio e ter entre 1500 e 3300 palavras.
  • Pequeno texto de apresentação e legendas (quando houver) .
  • Os ensaios fotográficos serão avaliados pela Comissão Editorial, à qual cabe a responsabilidade de indicar ou não a publicação.
  • Os critérios de avaliação são:

a. Relevância do tema para a Revista. O ensaio de estar em sintonia com a problemática dos fenômenos urbanos.

b. Atualidade e originalidade do tema. Por um lado, o ensaio precisa apresentar uma discussão de questões ou fatos contemporâneos, por outro, pretende-se trazer para a revista também a realidade de espaços e contextos diversos, seja no Brasil como no mundo.

c. Expressão textual e imagética. Embora se espere, nesses ensaios, formas de expressão mais livres e artísticas, o texto deve respeitar regras gramaticais da língua portuguesa e o ensaio deve estimular visualmente, também, a leitura e o interesse pelo seu conteúdo.

ENTREVISTAS

Interessados em publicar entrevistas devem entrar em contato com a Equipe Editorial através do email editorial.emetropolis@observatoriodasmetropoles.net

Recomendações gerais (para Artigos, Resenha, Seção Especial e Ensaios Fotográficos): 

Citações

Para a citação indireta, quando a referência possui somente um autor, mencione o sobrenome e o ano [exemplo: "Conforme indicado por Ribeiro(1993)..." ou "(Ribeiro, 1993)"]. Em referências com dois autores, inclua os sobrenomes conectados por "&" e o ano [exemplo: "Conforme Ribeiro & Azevedo(2024) sugerem..." ou "(Ribeiro & Azevedo, 1979)"]. Para referências com três ou mais autores, cite somente o sobrenome do primeiro autor seguido de "et al." e o ano [exemplo: "Conforme Velasco et al. (2014) demonstram..." ou "(Velasco et al., 2014)"]. Se diversos trabalhos do mesmo autor forem citados simultaneamente, separe os anos com vírgulas [exemplo: Ximenes, 2000, 2001a, 2001b, 2003]. E, ao citar diferentes trabalhos de autores distintos na mesma referência, separe-os com ponto e vírgula [exemplo: (Santos, 1993; Ribeiro & Lago, 2002; Velasco et al., 2014)].

Para citações diretas, se o trecho citado possuir até três linhas, deve ser colocado entre aspas e acompanhado da referência da página de origem imediatamente após a citação [exemplo: Conforme Rolnik (2017, p. 37) menciona, "[...] o pensamento se constrói na construção da linguagem."]. Caso a citação direta exceda 40 palavras, ela deve ser apresentada em um bloco à parte, com um recuo na margem esquerda e sem aspas.

A citação de citação, também conhecida como citação secundária, deve ser utilizada com parcimônia. No entanto, quando imprescindível para o estudo, é necessário citar tanto a fonte original quanto a fonte secundária, incluindo as datas de publicação de ambas, e empregar a expressão "apud" para indicar a fonte consultada. Por exemplo: "Conforme mencionado por Abla (1991 apud Santos, 1997)" ou "(Abla, 1991 apud Santos, 1997)".

Quando se trata de informação verbal que é citada literalmente, o texto deve ser colocado entre aspas. Além disso, é necessário indicar, entre parênteses, a expressão "informação verbal", seguida pela data em que a informação foi comunicada. Por exemplo: conforme João Vicente destacou, "[...] nascer, além de vir ao mundo, é primeiro passo para o sucesso" (informação verbal, 12 de novembro de 2016).

Referências
Para garantir a consistência e a padronização das referências bibliográficas, os autores deverão seguir rigorosamente o estilo de citação da American Psychological Association (APA) 7ª edição. As referências devem ser listadas no final do artigo, em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, segundo rigorosamente as seguintes instruções:

Livros
Autor, A. A., & Autor, B. B. (ano de publicação). Título da obra: subtítulo (Número da edição, Volume). Local de Publicação: Editora.
Exemplo:
Martins, R. B. (2004). Metodologia Científica: como se tornar mais agradável a elaboração de trabalhos acadêmicos.

Capítulos de Livro
Autor, A. A., & Autor, B. B. (ano de publicação). Título da parte. In A. Editor, B. Editor, & C. Editor (Eds.), Título da obra (Número da edição, Volume, p. xx-xx). Editora.
Exemplo:
Andrade, C. (2021). A inovação nas ciências sociais. Em M. Lopes (Ed.), Avanços em pesquisa social (pp. 45-67). Editora Universitária.

Dissertações, Teses e Monografias
Autor, A. A. (ano de publicação). Título do trabalho acadêmico [Grau]. Nome da Instituição.
Exemplo:
Ferreira, A. P. (2022). Desenvolvimento de práticas de economia sustentável no Brasil [Dissertação de mestrado]. Universidade de São Paulo.

Trabalhos apresentados em eventos científicos
Autor, A. A. (ano de publicação). Título do trabalho. In Título da Publicação do Evento (p. xx-xx). Editora.
Exemplo:
Santos, M. R. & Ferreira, L. P. (2021). Desafios do planejamento urbano sustentável em cidades médias. Em Anais do XVII Encontro Nacional de Planejamento Urbano e Regional: Desafios do planejamento em novos contextos regionais (pp. 320-335). Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR).

Artigos de periódicos
Autor, A. A., Autor, B. B., & Autor, C. C. (ano de publicação). Título do artigo. Título do Periódico, volume(número), página inicial-página final. doi:xx.xxxxxxxxxx
Exemplo:
Johnson, M. K., & Smith, A. B. (2022). Urban sustainability and green spaces: An analysis of city planning. Journal of Urban Geography, 40(3), 400-420. https://doi.org/10.1234/jug.2022.01234


Documento publicado na internet
Autor. (Ano). Título do documento. Informações complementares quando houver. Recuperado em dia, mês e ano, de http://www.xxx
Exemplo:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (2010). Censo Demográfico - 2010. Rio de Janeiro: IBGE. Recuperado em 15 de agosto de 2013, de www.ibge.gov.br

Autoria institucional
Autor Institucional (data da publicação). Título e número do decreto ou lei. Ementa, dados da publicação. Local de publicação: Editora.
Exemplo:
Brasil (1996, 23 de dezembro). Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União, seção 1.

 

 

 

 

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