Apontamentos sobre relações étnico-raciais na escola

Autores

  • Yamilia de Paula Siqueira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cleyde Rodrigues Amorim Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

sociologia, questão racial, história e cultura afro-brasileira, racismo, bullying na escola pública

Resumo

O artigo apresenta apontamentos que auxiliam a compreender como tem acontecido o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, tendo como referência uma escola estadual de ensino médio localizada em Vitória, no Espírito Santo. Faremos uma breve apresentação de como ocorreu a luta do movimento negro em favor dessa política educacional. Em seguida, apresentaremos como se deu a regulamentação, a complementação da legislação e finalmente os desafios de sua aplicabilidade nas escolas brasileiras. Quanto à metodologia, optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica que combinamos com apontamentos da pesquisa de campo produzidos durante o período de iniciação à docência na escola.

Biografia do Autor

Yamilia de Paula Siqueira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufes, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da Ufes e mestra em Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Cleyde Rodrigues Amorim, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora e pesquisadora do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do PPGMPE da Ufes. É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da mesma universidade. doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2021-03-09

Edição

Seção

Artigos