Apontamentos sobre relações étnico-raciais na escola

Yamilia de Paula Siqueira, Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro, Cleyde Rodrigues Amorim

Resumo


O artigo apresenta apontamentos que auxiliam a compreender como tem acontecido o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, tendo como referência uma escola estadual de ensino médio localizada em Vitória, no Espírito Santo. Faremos uma breve apresentação de como ocorreu a luta do movimento negro em favor dessa política educacional. Em seguida, apresentaremos como se deu a regulamentação, a complementação da legislação e finalmente os desafios de sua aplicabilidade nas escolas brasileiras. Quanto à metodologia, optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica que combinamos com apontamentos da pesquisa de campo produzidos durante o período de iniciação à docência na escola.


Palavras-chave


sociologia, questão racial, história e cultura afro-brasileira, racismo, bullying na escola pública

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Enfoques - Revista de discentes do PPGSA/IFCS/UFRJ
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia
Largo de São Francisco, nº 1 - Sala 420 - Rio de Janeiro - RJ - 20051-070