Programa Projovem Urbano: Anotações sobre escolarização, inclusão social e juventude

Autor/innen

  • Natália Ilka Morais Nascimento UFC

Schlagworte:

juventude, escolarização, inclusão social, mudança de vida, Projovem Urbano.

Abstract

Neste artigo, reflito sobre os significados atribuídos à experiência de escolarização dos jovens pobres da periferia de Fortaleza e que participaram de um programa federal de inclusão social -- o Projovem Urbano. Considerando seu contexto de criação relacionado aos altos índices de evasão escolar e ao elevado número de jovens que não concluíram o Ensino fundamental, analiso as representações de que os jovens que participaram do Projovem são “excluídos”. Neste sentido, o jovem é representado como alguém que necessita de ajuda e precisa ser formado para exercer sua cidadania e, assim, incluir-se. Desta forma, o Programa se diferenciaria da escola regular por buscar, e por vezes conseguir, recuperar a promessa de que por meio da escolarização é possível garantir uma “mudança de vida”.

 

In this article, I think over the meanings attributed to the experience of schooling for young people from the outskirts of Fortaleza who participated in a federal program of social inclusion - the Projovem Urbano. Considering the context of its creation, related to high rates of schools drop and the high number of young people who have not completed the Elementary School, I analyse the representations from which young people who participated in the Projovem are "excluded". In this sense, the young one is portrayed as someone who needs help and needs to be formed to exercise their citizenship and thereby be included. Thus, the program would be differentiated from regular school to seek and, sometimes, be able to recover the promise that through education you can provide a "change of life".

 

Keywords: youth, education, social inclusion, life changing, Projovem Urbano

Autor/innen-Biografie

Natália Ilka Morais Nascimento, UFC

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora do Laboratório das Juventudes/UFC

Veröffentlicht

2017-09-20