Archivio
-
Edição Especial XIX Jornada de Discentes do PPGSA/UFRJ
2019Esta edição especial da Revista Enfoques estabeleceu uma parceria com a organização da XIX Jornada de Discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizada em 2018, a fim de publicar alguns trabalhos apresentados no evento. Para tanto, foi solicitado aos debatedores de cada grupo de trabalho (GT) que indicassem artigos a serem publicados. -
V. 16 N. 1 (2017)
Esta edição da Revista Enfoques estabeleceu uma parceria com a organização da XVIII Jornada PPGSA a fim de selecionar alguns trabalhos para publicação. Para tanto, foi solicitado aos debatedores de cada grupo de trabalho (GT) que indicassem trabalhos para serem publicados. -
Os 50 anos do golpe civil-militar no Brasil e as ditaduras no continente americano no século XX
V. 13 N. 2 (2014)Edição especial dedicada aos 50 anos do Golpe civil-militar no Brasil. -
Etnografia e educação: Atores, espaços e representações
V. 12 N. 2 (2013)É com grande satisfação que apresentamos o número temático “Etnografia e educação: atores, espaços e representações”. Reunimos pesquisas etnográficas com ênfase nas representações e nas práticas relacionadas aos espaços de educação. Os artigos permitem compreender os dilemas da pesquisa nesses espaços e os fenômenos e os processos relacionados à educação a partir das ações dos indivíduos, o que pensam sobre si e sobre os outros, bem como sobre o mundo em que vivem, indo além das considerações generalizantes e de senso comum.
Colaboraram neste número: Ana Pires do Prado, Cláudia Inês Horn, Giselle Carino Lage, Howard S. Becker, Luciana E. Denardi, Ludmila Fernandes de Freitas, Natália Ilka Morais Nascimento, Rodrigo Rosistolato, Silvia Alucin e Yvonne Maggie.
Organização do Número Temático “Etnografia e educação: atores, espaços e representações”: Ana Pires do Prado e Ludmila Fernandes de Freitas
Revisão: Malu Resende
Tradução: David Rodgers
-
V. 1 N. 1 (2002)
Enfoques divulga, neste primeiro número, cinco artigos que exploram um leque de temas relevantes na pauta dos debates acadêmicos e políticos: globalização, política de cotas, atuação de ONGs, unificação européia e educação.