Modos de ser no feminino: <em>Rakushisha</em>, de Adriana Lisboa

Autores

  • Marcus Rodolfo Bringel de Oliveira Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2015.v7n14a17239

Resumo

Cada obra exige que o analista atente para suas particularidades, de modo a entrever até mesmo a bibliografia com que poderá atingir o máximo de profundidade e polifonia. Pensando nesses termos, o autor do presente texto busca base nas teorias da contemporaneidade e do feminismo para abordar Rakushisha, de Adriana Lisboa (2007). Respeitoso do mérito literário do romance, destaca traços marcantes de nosso tempo, como o desenraizamento geográfico e afetivo e o rompimento dos grilhões de gênero.

Referências

CASTELLS, Manuel. “O fim do patriarcalismo: movimentos sociais, família e sexualidade na era da informação”. In: ______. O poder da identidade (a era da informação: economia, sociedade e cultura) . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: EdUERJ; Vinhedos: Horizonte, 2012.

GUATTARI, Félix. “Restauração da cidade subjetiva”. In: ______. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de. “Introdução -- feminismo em tempos pós-modernos”. In: ______ (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

HUTCHEON, Linda. “O sujeito na/da/para a história -- e sua estória”. In: ______. Poética do pós-modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LAURETIS, Teresa de. “A tecnologia do gênero”. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

LISBOA, Adriana. Rakushisha. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos