Do poema como objeto sonoro ao poema como resgate do humano: uma (re)leitura da poesia de Claudia Roquette-Pinto
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2016.v8n15a17245Resumo
Quase vinte anos depois, ao apresentar novamente a poesia de Claudia Roquette-Pinto, dessa vez na coleção Ciranda de Poesia, Paulo Henriques Britto analisa à exaustão a métrica adotada pela autora; o uso que ela faz das rimas consoantes e toantes, além das aliterações e assonâncias presentes em seu verso. Entretanto, a seu modo, Britto não se restringe aos aspectos formais da lírica de Claudia. Chama a atenção também para o fato de que sua obra poética deriva, em parte, da observação da natureza e de que a autora realiza uma poesia reflexiva, construída em oposição “ao espontaneísmo confessional da poesia marginal”, praticado em larga escala pela geração que lhe é imediatamente anterior. Afirma ainda que Claudia é dona de uma poesia visceral, que abarca a experiência da corporalidade, sobretudo a partir da publicação de seu segundo livro, Saxífraga (1993).
Referências
ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo e posfácio de Celso Lafer. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
AZEVEDO, Carlito. [Orelha do livro]. In: ROQUETTE-PINTO, Claudia. Saxífraga. Rio de Janeiro: Salamandra, 1993.
Blog da EdUERJ. “Vem aí Ciranda da Poesia 2011!!!!”. Disponível em:
http://blogdaeduerj.blogspot.com.br/2011/12/vem-ai-ciranda-da-poesia-2011.html. Acesso em 23 de novembro de 2015.
BOSCO, Francisco. “Ensaio sobre a claridade e a sombra”. 2006.
Disponível em: http://www.claudiaroquettepinto.com.br/olhar.html. Acesso em 23 de novembro de 2015.
BRITTO, Paulo Henriques. [Orelha do livro]. In: ROQUETTE-PINTO, Claudia. Os dias gagos. Rio de Janeiro: Edição da autora, 1991.
______. “Apresentação”. In: ______. Claudia Roquette-Pinto por Paulo Henriques Britto. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
COHN, Sergio. “Apresentação”. In: ______ (org.). Poesia.br: anos 90. Rio de Janeiro: Azougue, 2012.
GRÜNEWALD, José Lino. “As palavras fora do padrão”. Prosa & Verso, O Globo, Rio de Janeiro, 23 jan. 1994. Disponível em: http://www.claudiaroquettepinto.com.br/olhar.html. Acesso em 23 de novembro de 2015.
ROQUETTE-PINTO, Claudia. Os dias gagos. Rio de Janeiro: Edição da autora, 1991.
______. Saxífraga. Rio de Janeiro: Salamandra, 1993.
______. Zona de sombra. Rio de Janeiro: 7Letras, 1997.
______. Corola. São Paulo: Ateliê, 2000.
______. Margem de manobra. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2005.
______. “É impossível verbalizar o que realmente interessa”. Entrevista concedida a Dau Bastos, Eduardo Coelho e Lucas Magdiel. In: BASTOS, Dau (org.). Papos contemporâneos 1. Rio de Janeiro: UFRJ; Centro de Letras e Artes/Faculdade de Letras, 2007, pp. 51-63.
______. “Alma corsária”. Disponível em: http://www.claudiaroquettepinto.com.br/poemas.html. Acesso em 23 de novembro de 2015. (Poema inédito).
SIMON, Iumna Maria. “Situação de Sítio”. In: PEDROSA, Célia & ALVES, Ida (orgs.). Subjetividades do devir. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
VALLESALVINO, Rômulo. “Flores entre metáforas e demônios”. 2006. Disponível em: http://www.claudiaroquettepinto.com.br/olhar.html. Acesso em 23 de novembro de 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.