Do poema como objeto sonoro ao poema como resgate do humano: uma (re)leitura da poesia de Claudia Roquette-Pinto

Authors

  • Ricardo Vieira Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2016.v8n15a17245

Abstract

Quase vinte anos depois, ao apresentar novamente a poesia de Claudia Roquette-Pinto, dessa vez na coleção Ciranda de Poesia, Paulo Henriques Britto analisa à exaustão a métrica adotada pela autora; o uso que ela faz das rimas consoantes e toantes, além das aliterações e assonâncias presentes em seu verso. Entretanto, a seu modo, Britto não se restringe aos aspectos formais da lírica de Claudia. Chama a atenção também para o fato de que sua obra poética deriva, em parte, da observação da natureza e de que a autora realiza uma poesia reflexiva, construída em oposição “ao espontaneísmo confessional da poesia marginal”, praticado em larga escala pela geração que lhe é imediatamente anterior. Afirma ainda que Claudia é dona de uma poesia visceral, que abarca a experiência da corporalidade, sobretudo a partir da publicação de seu segundo livro, Saxífraga (1993).

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Published

2016-06-30

Issue

Section

Artigos