Ficção fragmentária e experimental. <em>As visitas que hoje estamos</em>, de Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2013.v5n9a17422Resumo
O romance de estreia de Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira é uma extensa e árdua empreitada que busca reproduzir falas daqueles que poderíamos classificar de brasileiro humilde. O registro é feito de pequenos pedaços de tragédia: doença, velhice, crenças religiosas frustradas, relacionamentos afetivos conturbados e diversas outras vivências potencializadas pela exploração da linguagem coloquial da pessoa inculta, pobre, marginalizada. Essa potencialização leva a momentos de inegável beleza e a outros que podem parecer mais gratuitos, além de passagens que, pela exagerada exploração da miséria, atingem um incômodo teor cômico. O roteiro teatral, que surge em alguns momentos ao longo da narrativa, é um dos elementos mais interessantes, mas não por suscitar uma leitura fácil e fluida a partir da objetividade dos diálogos, e sim por trazer uma representação social exagerada que, em vez de buscar uma construção fiel da realidade, constitui uma forma inteligente de ironia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.