A crítica isomórfica de Haroldo de Campos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2019.v11n22a31701

Palavras-chave:

Haroldo de Campos, crítica, tradução, poesia.

Resumo

Não constitui novidade a figura de um autor que, hoje, execute simultaneamente as tarefas de poeta, crítico e tradutor. O Simbolismo difundiu a cultura do poeta crítico e, desde então, o exercício de empreitadas múltiplas por um mesmo intelectual se tornou comum. Quando pensamos em Haroldo de Campos, no entanto, uma novidade se apresenta: em seu universo, crítica, tradução e ato poético se confundem, metamorfoseiam-se. Isso se deve ao fato de o autor pensar a literatura como um problema de linguagem poética, esteja ele realizando uma tarefa de ordem crítica, da ordem da tradução ou da ordem criativa. É a coerência dessa postura intelectual que nos permite compreender sua obra como metamórfica, isto é, notar como, em uma tradução, para dar um exemplo, ele busca cuidadosamente transpor os efeitos obtidos da língua fonte para a língua destino. Neste trabalho, investigaremos o fenômeno isomórfico na obra desse tradutor, crítico e poeta através da exploração de alguns de seus textos. Mostraremos como a compreensão da palavra como principal matéria de trabalho da literatura permeia os diversos campos de atuação desse autor.

Biografia do Autor

Max Lima da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

BAUDELAIRE, Charles. A modernidade de Baudelaire. Organização de Teixeira Coelho. Tradução de Suely Cassal. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI, Décio. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. Cotia: Ateliê, 2006.

CAMPOS, Haroldo. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 2010.

______. Metalinguagem e outras metas: ensaios de teoria e crítica literária. São Paulo: Perspectiva, 2013a.

______. A reOperação do texto. São Paulo: Perspectiva, 2013b.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1975.

POUND, Ezra. ABC da literatura. Tradução de Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2003.

Downloads

Publicado

2020-04-12

Edição

Seção

Artigos