A vivacidade dos ambientes e das coisas nos contos de <em>Breve cartografia de lugares sem nenhum interesse</em>, de Marcílio França Castro
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2020.v12n23a33810Palavras-chave:
Marcílio França Castro, conto brasileiro contemporâneo, ambientes, objetos.Resumo
Este artigo propõe uma análise dos contos do livro Breve cartografia de lugares sem nenhum interesse (2011), de Marcílio França Castro, destacando a atenção dispensada pelos narradores aos ambientes e objetos ordinários que fazem parte da rotina das personagens. Ambientes e objetos que são respeitosamente (re)vistos e iluminados de tal maneira que ganham uma insuspeitada vivacidade, a qual enriquece as percepções de observadores sensíveis aos detalhes do mundo material em toda sua irredutível especificidade e carga simbólica.
Referências
BODEI, Remo. La vita delle cose. Roma-Bari: Laterza, 2009.
CASTRO, Marcílio França. Breve cartografia de lugares sem nenhum interesse. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.
HILLMAN, James. Politica della bellezza. Bérgamo: Moretti & Vitali, 1999.
______. “Anima mundi: o retorno da alma ao mundo”. In: ______. O pensamento do coração e a alma do mundo. Tradução de Gustavo Barcellos. Campinas: Verus, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.