Ecos filosóficos: o personagem conceitual de Sérgio Sant’Anna
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2020.v12n23a34342Palavras-chave:
Sérgio Sant’anna, Deleuze, Guattari, Literatura Brasileira, filosofia.Resumo
Tendo como referência o conto “A aula”, de Sérgio Sant’Anna, o presente estudo propõe uma breve análise das perspectivas filosóficas apresentadas pelo protagonista. Filosofia, literatura e produção de conceitos se entrelaçam na narrativa mordaz de Sant’Anna. O fazer literário funde-se ao fazer filosófico, por meio de um jogo cênico articulado pelo ficcionista, tendo como instrumento um personagem que produz conceitos. Para a reflexão proposta, destacam-se aspectos relevantes que permitam caracterizar, a partir da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, o personagem conceitual que dá voz aos temas filosóficos evocados, intencionalmente ou não, por Sant’Anna, que reverberam questões fundamentais abordadas pela filosofia ocidental.
Referências
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
DAMASCENO, Verônica. “Personagens conceituais e personagens estéticos em Gilles Deleuze”. Revista Trágica: Estudos de Filosofia da Imanência, v. 8, nº 3, 3º quadrimestre de 2015, pp. 138-51.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Nietzsche e a filosofia. Tradução de Ruth Joffily e Edmundo Fernandes Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
______. O que é a filosofia?. Tradução de Bento Prado Júnior e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 2010.
SANT’ANNA, Sérgio. Breve história do espírito. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
______. “Memórias inventadas”. Jornal Rascunho. Entrevista concedida ao jornalista Luiz Rebinski. Edição 198, 2012.
ZILBERMAN, Regina. Teoria da literatura I. Curitiba: IESDE, 2008.
ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Cienti, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.