Uma análise do feminino em “A ceia”, de Lygia Fagundes Telles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2020.v12n23a34362

Palavras-chave:

feminino, representação, conto, Lygia Fagundes Telles.

Resumo

Lygia Fagundes Telles posiciona-se como uma escritora-testemunha de seu tempo, assim como uma mulher do século 20 a vivenciar e defender as lutas em prol da liberdade feminina. Atenta aos paradigmas sociopolíticos vigentes, sem ignorar a natureza ficcional e estética da arte, a autora constrói uma literatura disposta a desvelar (e também subverter) o status quo em suas múltiplas nuances por meio de personagens femininas vibrantes e de temáticas como amor, casamento e traição. Considerando essas questões, propomos neste ensaio uma análise da representação do feminino no conto “A ceia”, presente na antologia Antes do baile verde, publicada pela primeira vez em 1970 pela Editora Bloch. Para tanto, discutimos como, no conto, figuram representações do feminino nas personagens Alice e Olívia, em que se revela uma tensão dialética entre as imposições sociais do patriarcado e sua subversão. 


 

Biografia do Autor

Sandrine Robadey Huback, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Vinicius Carvalho Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Referências

BASSANEZI, Carla. “Revistas femininas e o ideal de felicidade conjugal (1945-1964)”. Cadernos Pagu. Campinas, Unicamp, nº 1, 1993, pp. 111-48.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Nova Fronteira, 1980.

BOSI, Alfredo. “Narrativa e resistência”. Itinerários. Araraquara, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, nº 10, 1996, pp. 11-27.

DELCASTAGNÈ, Regina. “Lygia Fagundes Telles e a ambiguidade feminina”. Nonada. Disponível em: https://bityli.com/UBluH. Acessado em 20 de abril de 2020.

DEL PRIORE, Mary. Histórias e conversas de mulher. São Paulo: Planeta, 2014.

GOMES, Carlos Magno. “As faces da escritora no romance de Lygia Fagundes Telles”. In: NATÁRIO, Celeste; BEZERRA, Cícero Cunha; CARLOS, Elter Manuel; EPIFÂNIO, Renato (orgs.). Errâncias de um imaginário – Entre o Brasil, Cabo Verde e Portugal. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 2015, pp. 55-72.

HILÁRIO, Wesley Fernando de Andrade; FONSECA, Raquel de Oliveira. “‘A ceia’, de Lygia Fagundes Telles: uma representação da mulher abandonada”. Anais do 12º ENIC. 2014. Disponível em

https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2211/2088. Acessado em 27 de abril de 2020.

PESAVENTO, Sandra Jatahi. “O mundo como texto: leituras da História e da Literatura”. História da Educação. Pelotas, APHE/FaE/UFPel, nº 14, 2003, pp. 31-45.

PESSOA, Fernando. Obra poética. Organização, introdução e notas de Maria Aliete Galhoz. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998.

PIGLIA, Ricardo. Formas breves. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

RUFINO, Maria Cecília. A representação do amor em contos de Lygia Fagundes Telles. Dissertação de Mestrado em Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

TELLES, Lygia Fagundes. Antes do baile verde. São Paulo: Companhia das Letras, 2009a.

______. As meninas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009b.

Downloads

Publicado

2020-09-20

Edição

Seção

Ensaios