Linguagem e representação em <em>Ó</em>, de Nuno Ramos
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2020.v12n23a34752Palavras-chave:
Nuno Ramos, linguagem, representação, Clarice Lispector.Resumo
O presente ensaio pretende analisar a centralidade das reflexões acerca da linguagem e da representação em Ó, de Nuno Ramos. Tais temáticas, moldadas por uma forma narrativa híbrida, levam, não sem pouca resistência, a uma aproximação com a singular obra de Clarice Lispector. Nesse sentido, busca-se mostrar que, sem perder de vista as evidentes diferenças de feitio narrativo, uma possível afinidade entre os dois escritores parece possível e pode ser pensada como uma reivindicação a uma linhagem literária formada, segundo Perrone-Moisés (2012), pelos “mais complexos escritores da alta modernidade”. Dessa forma, a obra de Nuno Ramos, no panorama literário brasileiro, parece seguir a vereda inaugurada por Clarice Lispector, que, como prontamente enfatizou Antonio Candido, encontra na linguagem e no questionamento da sua capacidade de representação o seu ponto fulcral.
Referências
ARÊAS, Vilma. As metamorfoses de Nuno Ramos. 2011. Disponível em: http://www.nunoramos.com.br/portu/depo2.asp?flg_Lingua=1&cod_Depoimento=29 . Acesso em 27/7/2020.
AVELAR, Idelber. “João Gilberto Noll e o fim da viagem”. Travessia. Florianópolis, 1999, nº 39, pp. 167-92.
BARTHES, Roland. O grau zero da escrita seguido de elementos de semiologia. Tradução de Maria Margarida Barahona. Lisboa: Edições 70, 1981.
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. Obras escolhidas. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1970.
COUTINHO, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo. Margens limiares da prosa contemporânea: a poética do fragmento em “Eles eram muitos cavalos”, de Luiz Rufatto, e “Ó”, de Nuno Ramos. Tese de doutorado. Porto Alegre. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2014.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. Tradução de Julio Assis Simões. São Paulo: Nobel, 1995.
FILHO, Domício Proença. Pós-modernismo e literatura. São Paulo: Ática, 1999.
GOTLIB, Nádia Battella. Clarice: uma vida que se conta. São Paulo: Ática, 1995.
GUIMARÃES, Mayara Ribeiro. “Quando a linguagem é imprescindível à sobrevivência: Ó, de Nuno Ramos”. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, 2013, nº 42, pp. 255-65.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DPA, 2006.
HELENA, Lucia. Nem musa, nem medusa: itinerários da escrita em Clarice Lispector. Niterói: EdUFF, 1997.
______. “Cuidado, escrita e volúpia em Clarice Lispector”. BAILEY, Cristina Ferreira-Pinto. Clarice Lispector: novos aportes críticos. Pittsburgh: University of Pittsburgh, 2007.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1988.
KIFFER, Ana. “Entre o Ó e o ‘Tato’”. Alea: Estudos Neolatinos, 2010, v. 12, nº 1, pp. 34-46.
LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.
MOSER, Benjamin. Clarice, uma biografia. Tradução de José Geraldo Couto. São Paulo: Cosac Naif, 2013.
NUNES, Benedito. O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Ática, 1989.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. A literatura exigente: os livros que não dão moleza ao leitor. Folha de S. Paulo, Ilustríssima, 25 de março de 2012. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrissima/33216-a-literatura-exigente.shtml Acesso em: 27/7/2020.
RAMOS, Nuno. Ó. São Paulo: Iluminuras, 2013.
RESENDE, Beatriz. “Possibilidades da nova escrita literária no Brasil”. FINAZZI-AGRÒ, Ettore; RESENDE, Beatriz (orgs.). Possibilidades da nova escrita literária no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2010.
SOUSA, Carlos Mendes de. Clarice Lispector: figuras da escrita. São Paulo: IMS, 2012.
SOUZA, Ricardo Pinto de; TROCOLI, Flavia. “Nuno Ramos e a linguagem das coisas abandonadas”. Remate de Males. Campinas, 2015, nº 35.1, pp. 231-45.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.