Mito, linguagem e verdade na poesia encantada de João de Jesus Paes Loureiro

Autores

  • Taís Salbé Carvalho Doutoranda em Estudos Literários, Instituto de Letras e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, doutoranda pelo mesmo programa e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar Kairós -- Estudos de Poética e Filosofia. Universidade Federal do Pará - UFPA -- Belém, Pará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2021.v13n26a47550

Palavras-chave:

mito, linguagem, verdade, poética amazônica, Paes Loureiro.

Resumo

O presente trabalho aborda o mito, a linguagem e a verdade como questões originárias do humano, na poesia de João de Jesus Paes Loureiro. A partir do exercício de escuta crítica dos poemas escolhidos, percebemos que o poeta incorpora em sua obra costumes, falares, devaneios encantados pelos mitos amazônicos, traduzindo-os em linguagem poética que convida o leitor ao questionamento de si como homem humano. Esse engajamento, ou “radicação” poética, se dá no vigor de incorporar a raiz da arte poética à entidade coletiva de sua região, a Amazônia, mais especificamente, à cultura própria das populações ribeirinhas, originária de comunidades indígenas. Para tal exercício, dialogamos com autores que trazem luz a essas questões, como Braga (2010); Carvalho (2017); Castro (2011); Heidegger (1998, 2012), Leão (2010) e Nunes (2000). Concluímos que a poética de Paes Loureiro acontece em total liberdade de pensamento, convocando-nos a pensar a linguagem como templo do mistério do ser, onde devemos nos abrigar para que possamos nos lançar em travessia pelo rio esfumaçado de nós mesmos. E o poeta o faz, exaltando a Linguagem como única morada do Mito que se faz em Verdade.

Biografia do Autor

Taís Salbé Carvalho, Doutoranda em Estudos Literários, Instituto de Letras e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, doutoranda pelo mesmo programa e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar Kairós -- Estudos de Poética e Filosofia. Universidade Federal do Pará - UFPA -- Belém, Pará, Brasil

Doutoranda em Estudos Literários, Instituto de Letras e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras Universidade Federal do Pará (Ufpa), doutoranda pelo mesmo programa e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar Kairós - Estudos de Poética e Filosofia.

Referências

ANAXIMANDRO. Os pensadores originários: Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão e Sérgio Wrublewski. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2017.

ANDRADE, Mário de. “O movimento modernista”. In: Aspectos da literatura brasileira. São Paulo: Martins, 1974, pp. 231-55.

BRAGA, Diego. “A terceira margem do mito: hermenêutica da corporeidade”. Terceira margem. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, Ano XIV, n. 22, pp. 51-64, jan.-jun, 2010.

CARVALHO, Taís Salbé. O pacto da escuta em Grande Ser-Tão:Veredas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2017, v. 9. Coleção Pensamento Poético.

CASTRO, Manuel Antônio de. Dicionário de poética e pensamento. Disponível em: <http://www.dicpoetica.letras.ufrj.br>.

______. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011.

HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998.

______. A caminho da linguagem. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012.

LEÃO, Emmanuel Carneiro. Filosofia grega: uma introdução. Teresópolis: Daimon Editora, 2010.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Obras reunidas. Vol. 1. São Paulo: Escrituras Editora, 2000a.

______. Obras reunidas. Vol. 2. São Paulo: Escrituras Editora, 2000b.

______. Obras reunidas. Vol. 3. São Paulo: Escrituras Editora, 2000c.

______. Obras reunidas. Vol. 4. São Paulo: Escrituras Editora, 2000d.

______. Encantarias da palavra. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará. 2017.

NUNES, Benedito. “O nativismo de Paes Loureiro” In: Obras reunidas. Vol. 1. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

VICO, Giambattista. La Science Nouvelle. Tradução de Christiane Trivulzio. Paris: Gallimard, 1993.

Downloads

Publicado

2022-10-15

Edição

Seção

Ensaios