Mito, linguagem e verdade na poesia encantada de João de Jesus Paes Loureiro
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2021.v13n26a47550Keywords:
mito, linguagem, verdade, poética amazônica, Paes Loureiro.Abstract
O presente trabalho aborda o mito, a linguagem e a verdade como questões originárias do humano, na poesia de João de Jesus Paes Loureiro. A partir do exercício de escuta crítica dos poemas escolhidos, percebemos que o poeta incorpora em sua obra costumes, falares, devaneios encantados pelos mitos amazônicos, traduzindo-os em linguagem poética que convida o leitor ao questionamento de si como homem humano. Esse engajamento, ou “radicação” poética, se dá no vigor de incorporar a raiz da arte poética à entidade coletiva de sua região, a Amazônia, mais especificamente, à cultura própria das populações ribeirinhas, originária de comunidades indígenas. Para tal exercício, dialogamos com autores que trazem luz a essas questões, como Braga (2010); Carvalho (2017); Castro (2011); Heidegger (1998, 2012), Leão (2010) e Nunes (2000). Concluímos que a poética de Paes Loureiro acontece em total liberdade de pensamento, convocando-nos a pensar a linguagem como templo do mistério do ser, onde devemos nos abrigar para que possamos nos lançar em travessia pelo rio esfumaçado de nós mesmos. E o poeta o faz, exaltando a Linguagem como única morada do Mito que se faz em Verdade.
References
ANAXIMANDRO. Os pensadores originários: Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão e Sérgio Wrublewski. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2017.
ANDRADE, Mário de. “O movimento modernista”. In: Aspectos da literatura brasileira. São Paulo: Martins, 1974, pp. 231-55.
BRAGA, Diego. “A terceira margem do mito: hermenêutica da corporeidade”. Terceira margem. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, Ano XIV, n. 22, pp. 51-64, jan.-jun, 2010.
CARVALHO, Taís Salbé. O pacto da escuta em Grande Ser-Tão:Veredas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2017, v. 9. Coleção Pensamento Poético.
CASTRO, Manuel Antônio de. Dicionário de poética e pensamento. Disponível em: <http://www.dicpoetica.letras.ufrj.br>.
______. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011.
HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998.
______. A caminho da linguagem. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012.
LEÃO, Emmanuel Carneiro. Filosofia grega: uma introdução. Teresópolis: Daimon Editora, 2010.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Obras reunidas. Vol. 1. São Paulo: Escrituras Editora, 2000a.
______. Obras reunidas. Vol. 2. São Paulo: Escrituras Editora, 2000b.
______. Obras reunidas. Vol. 3. São Paulo: Escrituras Editora, 2000c.
______. Obras reunidas. Vol. 4. São Paulo: Escrituras Editora, 2000d.
______. Encantarias da palavra. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará. 2017.
NUNES, Benedito. “O nativismo de Paes Loureiro” In: Obras reunidas. Vol. 1. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.
VICO, Giambattista. La Science Nouvelle. Tradução de Christiane Trivulzio. Paris: Gallimard, 1993.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.