Os ratos de Ernest Lanzer, as pequenas mortes de Felipe Werle: breves anotações sobre neurose obsessiva em Freud e suas possíveis implicações com a literatura

Autores

  • Fábio Tibúrcio Gonçalves Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2021.v13n26a47587

Palavras-chave:

literatura contemporânea, psicanálise, neurose.

Resumo

A partir do cruzamento das leituras do romance As pequenas mortes (2013), de autoria do escritor goiano Wesley Peres, com o estudo clínico empreendido por Freud, intitulado “Observações sobre um caso de neurose obsessiva (‘O homem dos ratos’, 1909)”, busca-se uma análise a respeito de como conflitos existenciais relacionados à morte, à sexualidade, ao corpo, à linguagem e à figura do pai, por exemplo, atuam no surgimento de sintomas possíveis de deflagrar um quadro neurótico, um quadro psicótico ou, ainda, instaurar no sujeito uma variedade de sintomas que transitam entre uma estrutura psicopatológica e outra, desafiando a certeza e a definitividade de um diagnóstico. O discurso literário, em especial a narrativa ficcional contemporânea, a exemplo do discurso psicanalítico surgido no início do século XX, pode, sobretudo, fazer repensar categorias e conceitos teóricos, subvertendo, assim, o discurso científico ou clínico pretensamente já consolidado. Assim como a teoria freudiana serviu-se da literatura clássica na construção de seus postulados, a literatura contemporânea em sua vasta incursão pela subjetividade do homem pós-moderno surge como leitura e escuta de determinados sintomas que figuram em verdadeiros, senão intransponíveis, desafios à clínica da contemporaneidade.

Biografia do Autor

Fábio Tibúrcio Gonçalves, Universidade Federal de Catalão

Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Goiás, com mestrado pela mesma instituição. Aluno do Programa de Pós Graduação em em Estudos da Linguagem, nivel doutoramento, pela Universidade Federal de Catalão - UFCat.

Referências

ADDEO, Walter. “Objetos de funcionamento simbólico”. In:Revista filosofia, São Paulo, n. 63, pp. 40-41, set. 2011.

ALMEIDA, Alexandre Mendes de. “O desejo no neurótico obsessivo”. In: Revista de psicanálise, São Paulo, v. 19,n. 1, pp. 33-57, 2010.

FREIRE, Joyce Maria Gonçalves. “Uma reflexão sobre a psicose na teoria freudiana”. In: Revista latinoamericana de psicopatologia fundamental, v.1, n. 1, pp. 86-110, mar. 1998.

FREUD, Sigmund. “Observações sobre um caso de neurose obsessiva (‘O homem dos ratos’)”. In: Sigmund Freud – obras completas, v. 9. São Paulo: Companhia das Letras, 2019, pp. 13-112.

MILLER, Jacques-Alain. “O rouxinol de Lacan”. In: Carta de São Paulo. São Paulo: Escola Brasileira de Psicanálise de São Paulo, v. 10, n. 5, pp. 18-32, 2013.

NUNES, Benedito. O dorso do tigre. São Paulo: Editora 34, 2009.

PERES, Wesley. As pequenas mortes. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.

RANCIÈRE, Jaques. O inconsciente estético. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

RIVERA, Tania. Arte e psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

SOARES, Angélica. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 2007.

Downloads

Publicado

2022-10-15

Edição

Seção

Ensaios