A educação pelo aríete: uma leitura da poesia de Ricardo Vieira Lima
Resumo
Aríete: poemas escolhidos (2021) é a estreia de Ricardo Vieira Lima na poesia brasileira contemporânea, apesar da ideia de antologia presente no título do livro. O aspecto antológico, porém, foi levado em consideração durante a composição do volume, cujos poemas vêm sendo gestados desde 1989. Do final da referida década até 2013, o autor chegou a elaborar três obras – todas, no entanto, jamais vindas a lume, sem contar suas publicações avulsas em revistas ou sua participação em mais de dez coletâneas. Aríete: poemas escolhidos é, portanto, a culminância de um trabalho de 30 anos de seleção, escrita e reescrita de poemas. Este ensaio propõe uma leitura da poesia limiana, inicialmente a partir dos significados do próprio título do livro: o aríete é, antes de tudo, um equipamento bélico usado para arrombar muralhas – no texto, paredes. Ao mesmo tempo, se transfigura no processo doloroso que circunda a escrita de poesia, no qual é necessário bater cabeça, tal como a extremidade capitular do próprio aríete, e que, em última análise, remete ao cerebralismo do autor, ecoante em toda sua obra. Nessa poesia, o aríete também é símbolo de fecundidade – e, por extensão, de força –, em que falo e corno se conjugam, uma vez que, tradicionalmente, o aríete é constituído de uma cabeça metálica de carneiro apensa a um tronco largo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CALDAS AULETE. Novíssimo Aulete: dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Org. Paulo Geiger. Rio de Janeiro: Lexicon, 2011.
GULLAR, Ferreira. Toda poesia: 1950-2010. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
LIMA, Ricardo Vieira. Aríete: poemas escolhidos. Rio de Janeiro: Circuito, 2021.
MENDES, Thales Sant’Ana Ferreira. “Livros, imprensa e obscenidade: a invenção da pornografia no Brasil”. Memento – Revista Eletrônica da Universidade Vale do Rio Verde, v. 10, n. 1, pp. 1-21, jan./jun. 2019.
RICARDO VIEIRA LIMA (site do autor). Disponível em: ricardovieiralima.com.br. Acesso em: 20 out. 2022.
DOI: https://doi.org/10.35520/flbc.2022.v14n27a55338
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
A revista Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea utiliza Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.