A educação pelo aríete: uma leitura da poesia de Ricardo Vieira Lima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2022.v14n27a55338

Palavras-chave:

Ricardo Vieira Lima, Aríete, poesia brasileira contemporânea.

Resumo

Aríete: poemas escolhidos (2021) é a estreia de Ricardo Vieira Lima na poesia brasileira contemporânea, apesar da ideia de antologia presente no título do livro. O aspecto antológico, porém, foi levado em consideração durante a composição do volume, cujos poemas vêm sendo gestados desde 1989. Do final da referida década até 2013, o autor chegou a elaborar três obras – todas, no entanto, jamais vindas a lume, sem contar suas publicações avulsas em revistas ou sua participação em mais de dez coletâneas. Aríete: poemas escolhidos é, portanto, a culminância de um trabalho de 30 anos de seleção, escrita e reescrita de poemas. Este ensaio propõe uma leitura da poesia limiana, inicialmente a partir dos significados do próprio título do livro: o aríete é, antes de tudo, um equipamento bélico usado para arrombar muralhas – no texto, paredes. Ao mesmo tempo, se transfigura no processo doloroso que circunda a escrita de poesia, no qual é necessário bater cabeça, tal como a extremidade capitular do próprio aríete, e que, em última análise, remete ao cerebralismo do autor, ecoante em toda sua obra. Nessa poesia, o aríete também é símbolo de fecundidade – e, por extensão, de força –, em que falo e corno se conjugam, uma vez que, tradicionalmente, o aríete é constituído de uma cabeça metálica de carneiro apensa a um tronco largo.

Biografia do Autor

Thales Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Referências

CALDAS AULETE. Novíssimo Aulete: dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Org. Paulo Geiger. Rio de Janeiro: Lexicon, 2011.

GULLAR, Ferreira. Toda poesia: 1950-2010. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

LIMA, Ricardo Vieira. Aríete: poemas escolhidos. Rio de Janeiro: Circuito, 2021.

MENDES, Thales Sant’Ana Ferreira. “Livros, imprensa e obscenidade: a invenção da pornografia no Brasil”. Memento – Revista Eletrônica da Universidade Vale do Rio Verde, v. 10, n. 1, pp. 1-21, jan./jun. 2019.

RICARDO VIEIRA LIMA (site do autor). Disponível em: ricardovieiralima.com.br. Acesso em: 20 out. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Edição

Seção

Ensaios