Retratos manchados de tempo: leitura comparativa de O Fotógrafo e O Professor, de Cristovão Tezza

Autores

  • Leonardo Augusto Bora Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2023.v15n29e59220

Palavras-chave:

Cristovão Tezza, O Fotógrafo, O Professor, política, tempo.

Resumo

O ensaio se propõe a desenvolver uma leitura comparativa dos romances O Fotógrafo (2004) e O Professor (2014), ambos de Cristovão Tezza, que, ambientados na cidade de Curitiba, nos anos de 2002 e 2013, respectivamente, expressam visões conjunturais da cena política brasileiro. Em diálogo com outras obras literárias (como Esaú e Jacó, de Machado de Assis, e Leite Derramado, de Chico Buarque) e cinematográficas (caso de Aquarius, de Kleber Mendonça Filho), são observadas as “manchas do tempo” impressas nos retratos ficcionais de Tezza, escritor que, nas linhas e nas entrelinhas dos romances analisados, desenha personagens complexos, que se veem mergulhados em memórias confusas, traumas, dúvidas. Mais do que defender certezas, objetiva-se iluminar a ideia de que a prosa de Tezza é um permanente exercício do olhar para o presente, rede de visões, ações e omissões que envolve personagens densos e discursos prenhes de sentidos e rostos ocultos.

Biografia do Autor

Leonardo Augusto Bora, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto de Fundamentos da Cultura Literária Brasileria do Departamento de Ciência da Literatura da UFRJ. Doutor e mestre em Ciência da Literatura – Teoria Literária pela UFRJ; bacharel em Direito pela UFPR; licenciado em Letras Português - Inglês pela PUCPR.

Referências

AUGÉ, Marc. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.

ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. São Paulo: Ática, 2002.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

FRANKEL, Roy David. “A luta para não voltar ao pó. O Professor, de Cristovão Tezza.” In: Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea. V. 7, n. 13. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015, p. 265-268.

KAFKA, Franz. A Metamorfose. Tradução de Marcelo Backes. Porto Alegre: LP&M, 2006.

LACERDA, Marina. O novo conservadorismo brasileiro. Porto Alegre: Zouk, 2019.

MACHADO, Dyonelio. Os Ratos. São Paulo: Planeta, 2004.

MELO, Cimara Valim de. “Romance e imagem em O Fotógrafo, de Cristóvão Tezza.” In: Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea. V. 4, n. 8. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012, p. 91-109.

TEZZA, Cristovão. O Fotógrafo. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.

TEZZA, Cristovão. O Professor. Rio de Janeiro: Record, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Ensaios