Retratos manchados de tempo: leitura comparativa de O Fotógrafo e O Professor, de Cristovão Tezza

Authors

  • Leonardo Augusto Bora Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2023.v15n29e59220

Keywords:

Cristovão Tezza, O Fotógrafo, O Professor, política, tempo.

Abstract

O ensaio se propõe a desenvolver uma leitura comparativa dos romances O Fotógrafo (2004) e O Professor (2014), ambos de Cristovão Tezza, que, ambientados na cidade de Curitiba, nos anos de 2002 e 2013, respectivamente, expressam visões conjunturais da cena política brasileiro. Em diálogo com outras obras literárias (como Esaú e Jacó, de Machado de Assis, e Leite Derramado, de Chico Buarque) e cinematográficas (caso de Aquarius, de Kleber Mendonça Filho), são observadas as “manchas do tempo” impressas nos retratos ficcionais de Tezza, escritor que, nas linhas e nas entrelinhas dos romances analisados, desenha personagens complexos, que se veem mergulhados em memórias confusas, traumas, dúvidas. Mais do que defender certezas, objetiva-se iluminar a ideia de que a prosa de Tezza é um permanente exercício do olhar para o presente, rede de visões, ações e omissões que envolve personagens densos e discursos prenhes de sentidos e rostos ocultos.

Author Biography

Leonardo Augusto Bora, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto de Fundamentos da Cultura Literária Brasileria do Departamento de Ciência da Literatura da UFRJ. Doutor e mestre em Ciência da Literatura – Teoria Literária pela UFRJ; bacharel em Direito pela UFPR; licenciado em Letras Português - Inglês pela PUCPR.

References

AUGÉ, Marc. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.

ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. São Paulo: Ática, 2002.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

FRANKEL, Roy David. “A luta para não voltar ao pó. O Professor, de Cristovão Tezza.” In: Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea. V. 7, n. 13. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015, p. 265-268.

KAFKA, Franz. A Metamorfose. Tradução de Marcelo Backes. Porto Alegre: LP&M, 2006.

LACERDA, Marina. O novo conservadorismo brasileiro. Porto Alegre: Zouk, 2019.

MACHADO, Dyonelio. Os Ratos. São Paulo: Planeta, 2004.

MELO, Cimara Valim de. “Romance e imagem em O Fotógrafo, de Cristóvão Tezza.” In: Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea. V. 4, n. 8. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012, p. 91-109.

TEZZA, Cristovão. O Fotógrafo. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.

TEZZA, Cristovão. O Professor. Rio de Janeiro: Record, 2014.

Published

2023-12-30

Issue

Section

Ensaios