Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue a formatação, a normatização e os padrões de estilo indicados nas Diretrizes para Autores, na seção "Sobre" da revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: ensaios), as instruções disponíveis em "Assegurando a avaliação pelos pares cega" foram seguidas

Author Guidelines


SUBMISSÕES


  • Cada edição é composta por três seções: ensaios, entrevistas e resenhas. No momento da submissão, o autor deve optar por uma das seções.
  • A revista Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea aceita somente uma submissão por número publicado.
  • O texto deve ser inédito.
  • O texto submetido será avaliado previamente pela Comissão Editorial, visando observar sua adequação às políticas editoriais da revista e às diretrizes aqui expostas, bem como a garantia de diversidade institucional.
  • A Comissão Editorial reserva-se o direito de rejeitar artigo de autor que tenha publicado no número anterior à chamada vigente.
  • A submissão aprovada segue para a avaliação de parecerista, sob a forma de anonimato.
  • O autor cuja submissão for recusada pela Comissão Editorial será comunicado da decisão por e-mail.
  • O resultado da avaliação (aceite ou recusa), acompanhado do parecer, será enviado ao autor por e-mail.


FORMATAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DOS TEXTOS

ENSAIOS

Extensão: mínimo de 25.000 e máximo de 40.000 caracteres com espaço (incluindo resumo, abstract e referências)

1. Título do texto                             

Fonte: Times New Roman, tamanho 14, Negrito

Espaçamento entre linhas: 1,5 cm

Recuo de parágrafo: sem recuo

Alinhamento do texto: centralizado

Atenção: usar letra maiúscula apenas em início de título e de nome próprio.

 

2. Resumo e abstract

Devem vir após as referências, ao final do texto (primeiro o resumo, depois a versão em língua inglesa).

O resumo deve ser constituído em um só parágrafo que realmente ofereça uma síntese do trabalho, e conter entre 150 e 300 vocábulos, seguidos de 3 a 5 palavras-chave.

Fonte: Times New Roman, tamanho 12, Normal

Palavras-chave em negrito.

Espaçamento entre linhas: 1,5 cm

Recuo de parágrafo: sem recuo

Alinhamento do texto: justificado

Caso o/a autor/a não fale fluentemente inglês, é recomendável submeter o abstract à revisão de alguém com proficiência na língua. 

 

3. Epígrafe (se houver)

Fonte: Times New Roman, tamanho 12, Normal

Espaçamento entre linhas: 1,5 cm

Recuo de parágrafo: Esquerda, 7,0 cm (sem recuo na primeira linha)

Alinhamento do texto: justificado

O texto de epígrafe é colocado entre aspas (fechadas antes do ponto final).

O nome do/a autor/a da epígrafe deve vir à direita.


4. Entretítulo

Não deve ser numerado

Fonte: Times New Roman, tamanho 12, Negrito

Espaçamento entre linhas: 1,5 cm

Recuo de parágrafo: sem recuo

Alinhamento do texto: justificado


5. Corpo do texto

Fonte: Times New Roman, tamanho 12, Normal

Espaçamento entre linhas: 1,5 cm

Recuo de parágrafo: Primeira linha, 1,25 cm

Alinhamento do texto: justificado

Observação: saltar linha entre o corpo do texto e o entretítulo que abre o segmento seguinte.

 

6. Citações

Em prol da fluência da leitura, inserir a indicação da obra após a citação.

Padrão da indicação da obra: (Autor: ano, página).

Não há necessidade de inserir “p.” ou “pág.” antes do número da página.

O ponto final deve vir após a indicação da obra.

Para sinalizar cortes de texto, utilize colchetes “[...]” em vez de parênteses.

Não há necessidade de colocar “[...]” no início ou no fim das citações.

Se a citação se insere no meio de um período do texto, deve se iniciar com minúscula, ainda que no original de onde a citação foi retirada o trecho corresponda ao início de uma sentença.

 

6.1. Citações com mais de 3 linhas ou mais de 240 caracteres (com espaços)

Fonte: Times New Roman, tamanho 12, Normal

Espaçamento entre linhas: 1,5 cm

Recuo de parágrafo: Esquerda, 2,0 cm (sem recuo na primeira linha)

Alinhamento do texto: justificado

Não utilizar aspas em citações longas.

Saltar uma linha antes e depois da citação destacada

 

6.2. Citações com menos de 3 linhas ou menos de 240 caracteres (com espaços)

Incorporar ao texto, entre aspas.


7. Notas de rodapé: devem ser utilizadas para referências, observações e comentários, em numeração única e consecutiva.

Fonte: Times New Roman, tamanho 10, Normal

Espaçamento entre linhas: 1,15 cm

Recuo de parágrafo: sem recuo

Alinhamento do texto: justificado

 

8. Referências

Usar apenas “Referências” como título, e não “Referências bibliográficas” ou “Bibliografia”.

Fonte: Times New Roman, tamanho 12, Normal

Espaçamento entre linhas: 1,5 cm

Recuo de parágrafo: Deslocamento, 1,25 cm

Alinhamento do texto: justificado

Após a entrada do sobrenome, apresentar o prenome completo do autor.

Optar por “Tradução de” em vez de “Trad.”.

Não inserir “Editora” antes do nome da editora (exceto para a Editora 34, pois o ano vem a seguir e a sequência de números pode tornar a referência confusa).

No caso de editoras universitárias, atenção para maiúsculas e minúsculas nas siglas oficiais. Ex: EdUERJ, EdUFF, Edusp etc.

Inserir apenas referências citadas no texto.

Colocar em itálico o título e o subtítulo da obra (se houver).

Organizar as obras de mesmo autor em ordem cronológica.

Para indicar mesma autoria e evitar repetição de nome, inserir underline de 6 espaços.

Quando da referência a uma parte de livro ou periódico, incluir a numeração das páginas ao fim da referência (“p. 20” para uma página e “pp. 20-7” para mais).

 

Exemplo:

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas I. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CANDIDO, Antonio. Na sala de aula: caderno de análise literária. São Paulo: Ática, 1993.

______. “Literatura como sistema”. In: ______. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007, pp. 25-7.

CORTÁZAR, Julio. “Carta de Julio Cortázar”. In: PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012, pp. 9-12.

TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL, 1983.

 

9. Informações gerais

É indicado que os textos não contenham subitem com título “Introdução”.

Títulos de livros e periódicos devem aparecer em itálico.

Títulos de partes de livros e periódicos (artigos, ensaios, resenhas, capítulos, contos, crônicas, poemas etc.) ficam entre aspas, sem itálico.

Palavras em destaque devem estar em itálico

Evitar itálico em expressões de origem estrangeira que sejam de uso corrente, como blog, internet, e-mail, best-seller.

Formatar a numeração de página com fonte Times New Roman, tamanho 12.

 

RESENHAS

Extensão: máximo de 16.000 caracteres com espaço (aproximadamente 6 páginas)

1. Título do texto                             

Fonte: Times New Roman, tamanho 14, Negrito

Espaçamento entre linhas: 1,5 cm

Sem recuo de parágrafo

Alinhamento do texto: centralizado

Atenção: usar letra maiúscula apenas em início de título e de nome próprio.

 

2. Corpo do texto

Fonte: Times New Roman, tamanho 12, Normal

Espaçamento entre linhas: 1,5 cm

Recuo de parágrafo: Primeira linha, 1,25 cm

Alinhamento do texto: justificado

Observação: saltar linha entre o corpo do texto e o entretítulo que abre o segmento seguinte.

 

3. Referências bibliográficas (se houver)

Devem vir indicadas no final do tetxo, seguindo as instruções para submissão de "Ensaios".

Ensaios

A rigor, não se distingue do artigo, afinal qualquer texto que se escreve sobre literatura precisa manter o tom ensaístico. No entanto, em prol da absorção das diferentes produções dos pesquisadores, aqui se considera ensaio um escrito mais longo que o artigo.

Entrevistas

O diálogo entre produtor e estudioso de poesia e ficção pode se mostrar analítico em sentido pleno. Além disso, faculta o estreitamento dos laços entre o campus e a cidade. O cultivo desse dinâmico gênero no âmbito da universidade se mostra ainda mais importante quando pensamos que quase não há mais suplementos literários nos grandes jornais do país.

Resenhas

Esse gênero sucinto é estratégico na recepção de livros recém-lançados. Ao praticá-lo, os pesquisadores da área de Letras podem mobilizar a história e a teoria da literatura, de modo a vencerem as limitações da crítica meramente impressionista e lograrem o máximo de profundidade.

Privacy Statement

Coerentemente com sua condição de periódico produzido dentro de uma universidade pública, esta revista não cobra encargos para submissão, preparo e publicação de textos. Da mesma forma, oferece livre acesso a seus conteúdos por parte dos leitores, que podem reproduzi-los à vontade, bastando para tal citar a fonte.