O poeta-músico Ariano Suassuna ou a música como instância desvelante da poeticidade

Authors

  • Célia Patrícia Sampaio Bandeira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2017.v9n17a17253

Abstract

Este artigo se coloca na escuta do poema “Galope à beira-mar” para além de um “encaixe espaço-temporal”, no empenho de colher a ressonância de uma temporalidade mítica, arcaica -- uma arché em que pensamento e poesia se juntam à música. O canto de Suassuna só será totalmente compreendido se trouxermos para a dinâmica da leitura a compreensão originária que reúne música, poesia e filosofia. O poema é o encontro do aedo com o saber originário: poema musical que pensa as origens da cultura brasileira.

References

HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel e Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2001.

HECKLER, Evaldo; BACK, Sebald & MASSING, Egon. Dicionário morfológico da língua portuguesa. São Leopoldo: Unisinos, 1984.

HERÁCLITO, ANAXIMANDRO, PARMÊNIDES. Os pensadores originários: Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1999.

ISIDRO PEREIRA, S. J. Dicionário grego-português e português-grego. Braga: Apostolado da Imprensa, 1998.

JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.

LEÃO, Emannuel Carneiro. “A filosofia como pintura, escultura e música”. In: ______. Aprendendo a pensar, v. 2. Petrópolis: Vozes, 2000.

MAGALDI, Sábato. “Auto da esperança”. In: SUASSUNA, Ariano. A pena e a lei. Rio de Janeiro: Agir, 2005.

SUASUNA. Ariano. “Galope à beira-mar”. In: Seleta em prosa e verso. Organização de Silviano Santiago. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.

Published

2017-06-30

Issue

Section

Artigos