Poesia lírica contemporânea: possível diálogo entre Brasil e Portugal

Authors

  • Junior César Ferreira de Castro Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2011.v3n6a17280

Abstract

__

References

AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Martin Claret, 2006.

ALVES, Ida Ferreira. Diálogos e silêncios na poesia portuguesa: décadas de 60 a 90. Niterói: EdUFF, 2002, pp. 179-95.

______. “Os poetas sem qualidades na poesia portuguesa recente”. In: PEDROSA, Célia & CAMARGO, Maria Lúcia de Barros (orgs.). Poéticas do olhar e outras leituras de poesia. Rio de Janeiro: 7Letras, s/d, pp. 217-27.

AMARAL, Fernando Pinto do. “Modernismo, modernidade e suas consequências: um percurso por alguma poesia portuguesa deste século”. In:______. Mosaico fluido: modernidade e pós-modernidade na poesia portuguesa mais recente (autores revelados na década de 70) . Lisboa: Assírio & Alvim, 1991, pp. 37-52.

______. “A porta escura da poesia”. Relâmpago: Nova Poesia Portuguesa. Lisboa: Fundação Luis Miguel Nava, nº 12, pp. 19-27, abr. 2003.

COLLOT, Michel. “O sujeito lírico fora de si”. Terceira Margem. Rio de Janeiro, nº 11, 2004, pp. 165-77.

CRUZ, Gastão. “Nova poesia e poesia nova”. Relâmpago: Nova Poesia Portuguesa. Lisboa: Fundação Luis Miguel Nava, nº 12, pp. 19-37, abr. 2003.

FREITAS, Manuel de. Poetas sem qualidades. Lisboa: Averno, 2002.

GUERREIRO, António. “Alguns aspectos da poesia contemporânea”. Relâmpago: Nova Poesia Portuguesa. Lisboa: Fundação Luis Miguel Nava, nº 12, pp. 11-18, abr. 2003.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de estética, v. IV. Tradução de Marco Aurélio Werle & Oliver Tolle. São Paulo: Edusp, 2004.

MARTELO, Rosa Maria. Anos noventa: breve roteiro da novíssima poesia portuguesa. São Paulo: Via Atlântica, nº 3, 1999, pp. 224-33.

MORICONI, Italo. “Pós-modernismo e volta do sublime na poesia brasileira”. In: PEDROSA, Célia; MATOS, Cláudia & NASCIMENTO, Evando (orgs.). Poesia hoje. Rio de Janeiro: EdUFF, 1998, pp. 11-26.

NAVA, Luís Miguel. Vulcão I. Poesia completa. Prefácio de Fernando Pinto do Amaral. Organização e posfácio de Gastão Cruz. Lisboa: Dom Quixote, 2002.

PAZ, Octavio. “A tradição da ruptura. A revolta do futuro”. In: ______. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. Tradução de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, pp. 17-58.

PEDROSA, Célia & ALVES, Ilda. “Poesia contemporânea: crise, mediania e transitividade (uma poética do comum)”. In:______ (orgs.). Subjetividade em devir. Estudos de poesia moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, pp. 41-50.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo I. Tradução de Constança Marcondes César. Campinas: Papirus, 1994.

ROQUETTE-PINTO, Claudia. Margem de manobra. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2005.

SANTIAGO, Silviano. “A permanência do discurso da tradição no Modernismo”. In: ______. Nas malhas da letra. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, pp. 94-121.

SECCHIN, Antonio Carlos. “Caminhos recentes da poesia brasileira”. In: ______. Poesia e desordem: escritos sobre poesia & alguma prosa. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996, pp. 93-110.

SISCAR, Marcos. “Poetas à beira de uma crise de versos”. In: PEDROSA, Célia & ALVES, Ida (orgs.). Estudos de poesia moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, pp. 209-18.

Published

2011-12-30

Issue

Section

Ensaios