Romance e imagem em <em>O fotógrafo</em>, de Cristóvão Tezza
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2012.v4n8a17289Abstract
O presente ensaio busca analisar o romance O fotógrafo, de Cristóvão Tezza, para dele extrair elementos comuns à romanesca contemporânea quanto ao modo como esta realiza a projeção imagética e plástica das relações eu/outro nos limites espaciais da criação literária. Para isso, a pesquisa tem como base os estudos de Mikhail Bakhtin sobre as relações entre atividade estética, imagem, espaço e personagem, além dos de Roland Barthes e Susan Sontag sobre o fotográfico e de Erving Goffmann sobre representação.References
ADORNO, Theodor W. “O artista como representante”. In: ______. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BAUDRILLARD, Jean. De um fragmento ao outro. São Paulo: Zouk, 2003.
______. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio D'Água, 1991.
CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
GOFFMANN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2009.
HELENA, Lucia. “Uma sociedade do olhar: reflexões sobre a ficção brasileira”. In: DALCASTAGNÈ, Regina (org.). Ver e imaginar o outro: alteridade, desigualdade, violência na literatura brasileira contemporânea. Vinhedo: Horizonte, 2008.
RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; Biblioteca Nacional, 2008.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
TEZZA, Cristóvão. O fotógrafo. Rio de Janeiro: Record, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.