Tabu e linguagem em “Um conto nefando?”, de Sérgio Sant'Anna
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2017.v9n17a17328Abstract
Na coletânea O voo da madrugada, Sérgio Sant'Anna trata de tabus como pedofilia, abuso sexual, suicídio, desejo, nudez, agressão e perversão. Neste trabalho, analisamos “Um conto nefando?”, que narra um incesto entre mãe e filho sem emitir qualquer julgamento, cabendo ao leitor decidir se a história tem vilão ou herói. Nossa abordagem ressalta o fato de que, para dar conta do delicado assunto, o autor trabalha exaustivamente a linguagem, que se mostra, a um só tempo, simples e refinada. Além disso, o narrador reflete sobre o próprio trabalho de escrita, aspecto que, juntamente com o tom obscuro dos temas, contribui para criar unidade entre as dezesseis narrativas do livro.
References
FONSECA, Fabiana Cardoso da. Crítica, efeitos da superfície e erotismo em O voo da madrugada, de Sérgio Sant'Anna. Dissertação de Mestrado em Estudos Literários. Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros, 2013.
ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Tradução de Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
LIMA, Luiz Costa. A aguarrás do tempo: estudos sobre a narrativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
SANT'ANNA, Sérgio. O voo da madrugada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003
UAVNICZAK, Odirlei. “A poética de Sérgio Sant'Anna n'O voo da madrugada”. XI Seminário Internacional em Letras. Disponível em http://www.unifra.br/eventos/inletras2011/Trabalhos/2299.pdf. Acesso em 1 abr. 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.