A ressubjetivação da mulher e a desconstrução do mito do homem moderno em <em>Como se estivéssemos em palimpsesto de putas</em>, de Elvira Vigna
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2017.v9n18a18043Abstract
Este ensaio analisa o romance Como se estivéssemos em palimpsesto de putas, de Elvira Vigna (2016). Nosso principal objetivo é investigar como a autora, à semelhança de uma artesã, tece a matriz da personagem principal, Lola, pelo avesso da de João, pretenso protagonista cujas histórias são narradas pela voz irônica e ambígua de uma narradora-personagem da qual não conhecemos muito bem as intenções. A figura masculina opressora é desvelada em sua voracidade de consumo sexual e sua fragilidade emocional. Como um palimpsesto, a ressubjetivação de Lola -- uma espécie de amálgama da luta pela emancipação da mulher -- não pode ser escrita a partir do zero, pois é a partir de suas experiências, adquiridas através de um longo e doloroso processo de autodescoberta, que ela supera a submissão imposta pela estrutura patriarcal, rumo a uma nova imagem de si.References
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: a experiência vivida. Tradução de Sérgio Millet. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.
______. O segundo sexo: fatos e mitos. Tradução de Sérgio Millet. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução de Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
EIRAS, Pedro. Esquecer Fausto -- a fragmentação do sujeito em Raul Brandão, Fernando Pessoa, Herberto Helder e Maria Gabriela Llansol. Porto: Campo das Letras, 2005.
FIGUEIREDO, Eurídice. Mulheres ao espelho: autobiografia, ficção, autoficção. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
MAINGUENEAU, Dominique. O discurso pornográfico. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2010.
MUSEU D'ORSAY. Disponível em: http://www.musee-orsay.fr/fr/collections/Å“uvres_commentees/recherche/commentaire_id/lorigine-du-monde-125.html. Acesso em 20 de jul. de 2017.
PRADO, Carolina Vigna & TAAM, Pedro. “A construção da memória como um palimpsesto”. Revista Ara, nº 2. São Paulo: Grupo Museu/Patrimônio FAU/USP, 2017. Disponível em: http://www.museupatrimonio.fau.usp.br/wp-ontent/uploads/2017/04/ARAyma2-EdicaoCompleta.pdf. Acesso em 20 de jul. de 2017.
VIGNA, Elvira. Como se estivéssemos em palimpsesto de putas. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.