“A Caçada”: a estruturação mimético-metafórica em Lygia Fagundes Telles
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2021.v13n25a41894Keywords:
mimesis, metáfora, representação-efeito, mimesis totalidade, Lygia Fagundes TellesAbstract
Este ensaio propõe analisar o conto “A Caçada”, de Lygia Fagundes Telles, tomando-o como a obra de maior representatividade do projeto poético de Antes do Baile Verde (1970) e como rara manifestação do que vem a ser a estruturação mimético-metafórica em um texto. Para essa via interpretativa, que se edifica sobre a noção de conto de Ricardo Piglia, busca-se explicitar inicialmente o projeto poético do livro e, em seguida, a referida estória à luz do nexo, proposto por Costa Lima, entre mímesis e metáfora. Investigando a metamorfose textual, que impõe indeterminação e instabilidade semântica entre as sequências textuais que se concatenam, o ensaio aproxima o texto das noções de mimesis da produção, representação-efeito e mimesis totalidade, ampliando a compreensão sobre a estrutura do conto fagundiano.
References
COSTA LIMA, Luiz. Mímesis: desafio ao pensamento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
______. Os eixos da linguagem: Blumenberg e a questão da metáfora. São Paulo: Iluminuras, 2015.
______. O insistente inacabado. Recife: Cepe, 2018.
PIGLIA, Ricardo. “Teses sobre o conto”. In: ––––––. Formas Breves. Tradução de José
Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SOUZA, Ronaldes de Mello e. O conto de Lygia Fagundes Telles. In: TELLES, Lygia
Fagundes. 10 contos escolhidos. Brasília: Horizonte Editora Ltda., 1984, 23-32.
TELLES, Lygia Fagundes. Antes do Baile Verde. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.