Com a palavra, a performance: quando a poesia não está no poema
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2013.v5n10a17205Resumo
Se no Concretismo o poema sofre modificações, pela performance se impõe um desafio à permanência do próprio conceito de poema; poderíamos dizer brutalmente que ela o invalida como uma forma, uma vez que o poema, como corpo da poesia, passa a ser a própria ação performática. Pensaremos alguns aspectos que se impõem à presença da ação poética na performance, no intuito de investigar a poesia experimental imbricada nesse fenômeno artístico.Referências
AGUIAR, Fernando. “O experimentalismo poético em Portugal”. O Eixo e a Roda, v. 13, 2006. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/poslit/08_publicacoes_txt. Acesso em 10 set. 2013.
ALICE, Tânia. Performance. Ensaio: desmontando os clássicos. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2010.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. Tradução de Denise Bottman e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arte”. In: ______. (org.). A arte em questão: as questões da arte. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, pp. 11-64.
______. O acontecer poético. Rio de Janeiro: Antares, 1982.
______. (org.). Permanência e atualidade da poética. Rio de janeiro: Tempo Brasileiro, 2007.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2011.
______. “Rito, tecnologia e novas mediações na cena contemporânea brasileira”. Disponível em: http://revistasalapreta.com.br/index.php/salapreta/article/view/194. Acesso em 10 set. 2013.
REVISTA SALA PRETA. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP, v. 3, nº 1, 2003, pp. 117-24.
FERRANDO, Bartolomé. El arte de la performance: elementos de creación. Valência: Mahali, 2009.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. 15ª ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
PIGNATARI, Décio. “Poesia Concreta: pequena marcação histórico-formal”. In: CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de & PIGNATARI, Décio. Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos. Cotia: Ateliê, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.