Metamorfoses da voz: Bernardo Carvalho e Graciliano Ramos
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2017.v9n17a17252Resumo
Este texto aborda comparativamente o tema da monstruosidade no romance O filho da mãe, de Bernardo Carvalho, e na crônica “Macobeba”, de Graciliano Ramos. Tendo como referenciais teóricos as reflexões de Luiz Costa Lima em Limites da voz e A metamorfose do silêncio, investiga como os mitos da Quimera e de Macobeba aparecem ora como produção de diferença, ora como metáforas da resistência política. Problematiza as “aberrações” ficcionalizadas por Carvalho e Ramos como reconfigurações do mundo pela linguagem literária, de modo a evidenciar a porosidade do texto literário, que aproxima o clássico e o moderno, discutindo passado e presente por meio de um hibridismo que alia saber sabido e saber por saber.
Referências
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2007.
BASTOS, Dau (org.). Luiz Costa Lima: uma obra em questão. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
BERNARDES, Erick da Silva. “Obra e manobra: estratégias discursivas no conto ‘O ladrão' de Graciliano Ramos”. In: OLIVEIRA, Paulo César Silva de (org.). Anais do V Seminário de Estudos Literários. São Gonçalo: Faculdade de Formação de Professores da UERJ, 2015.
CARVALHO, Bernardo. O filho da mãe. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
CHIARA, Ana Cristina. “Memórias extremas: Graciliano Ramos e Carolina de Jesus”. In: ROCHA, Fátima Cristina Dias (org.). Literatura brasileira em foco. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2003.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
DIAS, Felício Laurindo. “O olhar histórico em O filho da mãe, de Bernardo Carvalho”. Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, nº 9, jun. 2013. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B4Or_Ga2ft0QckpGNXN5WWJSZDg/view. Acesso em 10 ago. 2016.
LIMA, Luiz Costa. A metamorfose do silêncio. Rio de Janeiro: Eldorado, 1974.
______. Limites da voz: Montaigne, Schlegel. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
RAMOS, Graciliano. Garranchos. Organização de Thiago Mio Salla. Rio de Janeiro: Record, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.