(Re)elaborando as experiências passadas: <em>Nove noites</em>, de Bernardo Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2012.v4n8a17287Resumo
___Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
______. O anjo da história. Lisboa: Assírio e Alvim, 2010.
CARVALHO, Bernardo. Nove noites. São Paulo: Companhia de Bolso, 2002.
DERRIDA, Jacques. “A diferença”. In: ______. Margens da filosofia. São Paulo: Papirus, 1991.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. São Paulo: Editora Universitária São Francisco; Petrópolis: Vozes, 2006.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
ISER, Wolfgang: “Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional”. In: LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da literatura em suas fontes, v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
LIMA, Luiz Costa. História. Ficção. Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa 1. A intriga e a narrativa histórica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
______. Tempo e narrativa 3. O tempo narrado. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
SARLO, Beatriz. Tempo passado. Cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
VEYNE, Paul. Como se escribe la história: ensayo de epistemologia. Madri: Fragua, 1972.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.