Leonardo Gandolfi, cafona de vanguarda
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2016.v8n16a17320Resumo
O longo debate sobre a tensão entre vanguarda e kitsch é resumido neste texto com base em ideias de Clement Greenberg, Jesús Martín-Barbero, Peter Bürger e outros autores. A pavimentação teórica leva à poesia do carioca Leonardo Gandolfi, apresentado como “cafona de vanguarda”. O aparente paradoxo da curiosa expressão se desfaz na lida com os poemas, expostos no tocante à recriação de fragmentos do universo da música dita brega. Exigente de consciência literária, a operação rende versos que, belos em si, promovem desde a aproximação entre vida e arte até a articulação entre cita e trauma.Referências
ARAÚJO, Paulo Cesar de. Eu não sou cachorro, não: música popular cafona e ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 2015.
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012, pp. 179-212.
BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. Tradução de José Pedro Antunes. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. Tradução de Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
GANDOLFI, Leonardo. A morte de Tony Bennett. São Paulo: Lumme, 2010.
______. Escala Richter. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015.
GARRAMUÑO, Florencia. A experiência opaca: literatura e desencanto. Tradução de Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.
GREENBERG, Clement.“Vanguarda e kitsch”. In: FERREIRA, Gloria & MELLO, Cecíla Coteim de (orgs.). Clement Greenber e o debate crítico. Tradução de Maria Lúcia X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, pp. 27-44.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Tradução de M. D. Magno. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
LUDMER, Josefina. “Literaturas posautónomas”. In: ______. Aquí América Latina: una especulación. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2010, pp. 149-56.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.
PERLOFF, Marjorie. O gênio não original: poesia por outros meios no novo século. Tradução de Adriano Scandolara. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
PISSOLATI, Tiago Lama. “Tempo dissolvido, tempo do crime: a escritura do contemporâneo de Leonardo Gandolfi”. Boletim de Pesquisa NELIC, v. 13, no 19, 2013.
PUCHEU, Alberto. Apoesia contemporânea. Rio de Janeiro: Azougue, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.