Performance em <em>O grifo de Abdera</em>, de Lourenço Mutarelli
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2016.v8n16a17321Resumo
O teor performático de O grifo de Abdera é visto como convite à elaboração de um ensaio igualmente experimental. Como se se espelhasse nos vaivéns entre estética e existência empreendidos na narrativa, o presente texto se alterna entre a apresentação da performance com desdobramento do legado vanguardista e o exame do romance. Povoado de escritores e leitores, o escrito de Lourenço Mutarelli problematiza a ideia de obra, tematiza o entrelaçamento das artes, perspectiva os processos criativos e investe na ultrapassagem das fronteiras entre recepção e autoria.Referências
COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2007.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. Tradução de Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva, 2009.
MUTARELLI, Lourenço. “Um escritor na biblioteca, Lourenço Mutarelli”. Jornal da Biblioteca Pública do Paraná. Curitiba: s/d. Disponível em: http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=55. Acesso em: 31 out. 2016.
______. “Lourenço Mutarelli, o homem que aprendeu a voar”. Rolling Stones. São Paulo: edição 06, mar. 2007. Disponível em: http://rollingstone.uol.com.br/edicao/6/lourenco-mutarelli-o-homem-que-aprendeu-a-voar#imagem0. Acesso em: 31 out. 2016.
______. O grifo de Abdera. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
NANCY, Jean-Luc. Corpus. Lisboa: Vega, 2000.
______. El sentido del mundo. Buenos Aires: La Marca, 2003.
______. El intruso. Buenos Aires: Amorrortu, 2006.
ROCCA, Adolfo Vásquez. “Las metáforas del cuerpo en la filosofía de Jean-Luc Nancy: nueva carne, cuerpo sin órganos y escatología de la enfermidade”. Nómadas. Revista Crítica de Ciencias Sociales y Jurídicas, v. 2, nº 18, 2008. Disponível em: http://pendientedemigracion.ucm.es/info/nomadas/18/avrocca2.pdf. Acesso em: 10 jan. 2015.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
______. “Realismo afetivo: evocar realismo além da representação”. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, nº 39, jan./jun. 2012, pp. 129-48. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/elbc/n39/08.pdf. Acesso em: 24 jun. 2014.
SERRES, Michel. Filosofia mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
______. Luzes: cinco entrevistas com Bruno Latour. São Paulo: Unimarco, 1999.
______. Os cinco sentidos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
______. Variaciones sobre el cuerpo. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.