A poesia raciocinante e corporal de Orides Fontela
Resumo
A partir do livro Poesia completa, de Orides Fontela (2015), com organização e apresentação de Luís Dolhnikoff, e também da entrevista concedida pela poeta a Michel Riaudel, disponível em Orides Fontela – toda palavra é crueldade (2019), com organização de Nathan Matos, a presente discussão se baseará no questionamento pela instituição de uma possível corporeidade poético-filosófica em Orides Fontela. Essa hipótese se dá em função de trechos da entrevista concedida pela poeta ao citado Riaudel, quando Orides se referiu à sua escrita como “[...] uma poesia mais meditativa, mais raciocinante”. Daí, seria possível depreender que os poemas oridianos carregariam um forte enviesamento pela abordagem filosófica. Paralelamente, ao se considerar o termo corporeidade, este apresenta um aspecto movente, por se tratar de uma composição em que o sufixo “-dade” traz à palavra “corpo” a disposição para o ambíguo. Se fôssemos cogitar o significado estrito de tal sufixo – pelo qual se define a formação de substantivos abstratos, segundo o dicionário Houaiss –, seria plausível dizer que a corporeidade estaria no âmbito de uma abstração do corpo, como se tivesse esvaziado o aspecto material de algo que ocupa lugar no espaço e possui massa. Contudo, a preferência aqui é a de considerar a movência da corporeidade como edificação concreta, extrapolando sua materialidade ao estabelecer um espaço de trânsito singular. Propõe-se,
portanto, a concretude dessa ação ambígua, respaldada nos poemas oridianos, ao se ponderar a instituição de uma pensatividade corporal ou, por que não, de uma corporeidade pensativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.