Marcelo Montenegro: uma poética do sampleamento
Resumo
Este trabalho aborda panoramicamente o percurso poético de Marcelo Montenegro, considerando os quatro livros publicados até 2021 – Orfanato portátil (2003), Garagem lírica (2012), Forte apache (2017) e Vídeos caseiros (2021) –, com vistas a perceber a configuração de sua poesia como decorrente de uma escrita sampler. Com base em uma mirada transdisciplinar dos estudos literários, é possível perceber, na poesia contemporânea, deslocamentos significativos frente às concepções mais tradicionais acerca
do gênero lírico. Ao operar com conceitos como o de pós-produção, conforme Nicolas Bourriaud (2009), e de arte inespecífica, a partir do pensamento de Florencia Garramuño (2014), observa-se, na produção de Montenegro, recorrente trânsito entre fronteiras midiáticas, relacionado com a prática frequente do sampleamento de referências e linguagens que constituem seus textos. Diante disso, pretende-se demonstrar como sua produção, perpassada por múltiplas referências ao cinema, à música, à literatura e outras linguagens, configura uma escrita sampler, como a compreendem, no contexto da literatura, Leonardo Villa-Forte (2019), Mauro Gaspar e Frederico Coelho (2005; 2008).
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