PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PARA O ESTUDO MULTIDISCIPLINAR DA CERÂMICA GREGA

Bruno dos Santos Menegatti

Resumo


O crescimento exponencial de acesso à informação no século XXI, e principalmente nos últimos dez ou quinze anos, resultou no esgotamento da forma tradicional que nos relacionávamos com o conhecimento. O acesso restrito aos artigos, obras de referência, e os próprios objetos de pesquisa necessitava de um esforço muito grande de docentes e discentes tanto para o ensino quanto para a pesquisa. Geralmente, o resultado deste cenário eram núcleos de pesquisa restritos e tradicionais que compreendiam o fazer da pesquisa de maneira local. Entretanto, o cenário contemporâneo é outro. As informações são cada vez mais abundantes e estes núcleos cada vez mais integrados à produção internacional do conhecimento científico. Isso exige de nós, principalmente discentes, mais integração e novos modos de lidar com o ambiente acadêmico que tem transformado suas demandas em uma velocidade cada vez maior, um cenário muito diferente do que parte de nossos professores enfrentou em seus períodos de formação. Reúno neste artigo uma seleção de conceitos, reflexões, métodos e projetos inspiradores como pequena contribuição para o que tem sido importante para mim durante a minha formação, e que talvez possa ser para você também.

Palavras-chave


Cerâmica grega; antiguidade clássica; Grécia antiga; ensino, pesquisa e extensão; longlife learning

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista GAÎA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.