AS CENAS DE POSÍDON E PÉLOPS ATRAVÉS DAS ÓTICAS DE FOUCAULT E DE BUTLER: MASCULINIZAÇÃO E PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO

Auteurs

Mots-clés :

Cerâmicas Áticas, Dispositivo da Sexualidade, Performatividade de Gênero, Masculinidade.

Résumé

Considerando a ocorrência de investigações sobre as cerâmicas áticas que  tornaram temas relacionados às sexualidades desviantes da cis-heteronormatividade invisíveis, o presente texto propõe investigar as cenas do mito de Posídon e Pélops, o qual se constitui como um exemplo de homoerotismo masculino mítico, a partir da perspectiva do campo dos estudos de gênero. Mobilizando as teorias de Michel Foucault e de Judith Butler, são discutidos os possíveis significados das pinturas vasculares alusivas ao mito, suas relações com a pederastia ateniense e suas contribuições para o processo de masculinização do corpos dos jovens aristocratas em Atenas.  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Vander Gabriel Camargo, UFRGS

Historiador licenciado (2021/2) e bacharel (2022/2) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também cursa o mestrado em História Social, com ênfase na linha de Culturas e Representações. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo programa BIC/UFRGS, entre 2019 e 2022, fazendo parte do projeto "Iconologia: ciência da cultura guiada por imagens" sob orientação do prof. Dr. Francisco Marshall. Fundador e integrante do projeto de extensão "Ergane: Arqueologia Digital na Educação" (LHISTE/FACED-UFRGS), sob coordenação da profª. Drª. Carmem Gil. A pesquisa que vem sendo realizada na pós-graduação leva o título de "O mito do amor de Posídon por Pélops: pederastia, homoerotismo e a construção da masculinidade hegemônica ateniense nas cerâmicas áticas (sécs. V - IV a.C.), sendo orientada pela profª. Drª Katia Pozzer e estando sob financiamento da CAPES. Possui interesse nas seguintes áreas: Antiguidade, História da Cultura, História e Relações de Gênero, Arqueologia Clássica, Arqueologia Digital, Iconologia, Educação Patrimonial e Ensino de História.        

Références

PÍNDARO. Epinícios e Fragmentos. Tradução, introdução e notas de Roosevelt Rocha.

Curitiba: Kotter Editorial Ltda., 2018.

BUTLER, Judith. Foucault and the Paradox of Bodily Inscriptions. In: The Journal of Philosophy, v. 86, n. 11, p. 601–607, 1989.

______________. Bodies that Matter: on the discursive limits of “sex”. New York e London: Routledge, 1993.

______________. Introdução, In: ______________. Discurso de ódio: Uma política do performativo. São Paulo: UNESP, 2021. pp. 11-75.

CERQUEIRA, Fábio. V.. Homoerotismo, educação e música na Grécia antiga: o testemunho da iconografia e dos textos antigos. In: VIEIRA, A. L. Bonfim; ZIERER, A.; FEITOSA, M. M. História Antiga e Medieval. Simbologias, influências e continuidades: cultura e poder. São Luís, 2011a, p. 269-290.

D’ALLEVA, Anne. Methods and theories of art history. Londres: Laurence King PUblishing Ltd, 2005.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

______________. História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Editions Gallimard, 1984.

HUBBARD, Thomas K. Athenian Pederasty and the Construction of Masculinity. In: ARNOLD, John H.; BRADY, Sean (edit.) What is masculinity? New York: Palgrave Macmillan, 2011. p.189-225.

MASNER, Karl. Die Sammlung antiker Vasen im K.K.Oesterreich Museum. Vienna: Druck und Verlag von Carls Gerold’s Sohn, 1892.

MEYER, Caspar. Foucault’s Clay Feet: Ancient Greek Vases in Modern Theories of Sex. In: History Workshop Journal, v. 85, p. 143–168, 2018.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo, Editora Perspectiva, 1991, p.47-87.

PROVENCAL, Vernon. Glukus Himeros: Pederastic Influence on the Myth of Ganymede. In: Journal of Homosexuality: Same-Sex Desire and Love in Greco-Roman Antiquity and in the Classical Tradition of the West; Volume 49, Numbers ¾, p.87-136; 2006.

SOURVINOU-INWOOD, Christiane. A series of erotic pursuits: images and meanings. In: The Journal of Hellenic Studies, v. 107, p. 131–153, 1987.

STANSBURY-O’DONNELL, Mark. Vase Painting, Gender, and Social Identity in Archaic Athens. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

_____________________________. The Structural Differentiation of Pursuit Scenes. In: YATROMANOLAKIS, D. (Ed.). An Archaeology of Representations: Ancient Greek Vase-Painting and Contemporary Methodologies. Athens: Institut du Livre/Kardamitsa, 2009, p. 342-373.

Téléchargements

Publiée

2024-04-22

Comment citer

Camargo, V. G. (2024). AS CENAS DE POSÍDON E PÉLOPS ATRAVÉS DAS ÓTICAS DE FOUCAULT E DE BUTLER: MASCULINIZAÇÃO E PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO. GAÎA, 14(1), 34–53. Consulté à l’adresse https://revistas.ufrj.br/index.php/gaia/article/view/59585

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice