AS CENAS DE POSÍDON E PÉLOPS ATRAVÉS DAS ÓTICAS DE FOUCAULT E DE BUTLER: MASCULINIZAÇÃO E PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO

Autores

Palavras-chave:

Cerâmicas Áticas, Dispositivo da Sexualidade, Performatividade de Gênero, Masculinidade.

Resumo

Considerando a ocorrência de investigações sobre as cerâmicas áticas que  tornaram temas relacionados às sexualidades desviantes da cis-heteronormatividade invisíveis, o presente texto propõe investigar as cenas do mito de Posídon e Pélops, o qual se constitui como um exemplo de homoerotismo masculino mítico, a partir da perspectiva do campo dos estudos de gênero. Mobilizando as teorias de Michel Foucault e de Judith Butler, são discutidos os possíveis significados das pinturas vasculares alusivas ao mito, suas relações com a pederastia ateniense e suas contribuições para o processo de masculinização do corpos dos jovens aristocratas em Atenas.  

Biografia do Autor

Vander Gabriel Camargo, UFRGS

Historiador licenciado (2021/2) e bacharel (2022/2) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também cursa o mestrado em História Social, com ênfase na linha de Culturas e Representações. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo programa BIC/UFRGS, entre 2019 e 2022, fazendo parte do projeto "Iconologia: ciência da cultura guiada por imagens" sob orientação do prof. Dr. Francisco Marshall. Fundador e integrante do projeto de extensão "Ergane: Arqueologia Digital na Educação" (LHISTE/FACED-UFRGS), sob coordenação da profª. Drª. Carmem Gil. A pesquisa que vem sendo realizada na pós-graduação leva o título de "O mito do amor de Posídon por Pélops: pederastia, homoerotismo e a construção da masculinidade hegemônica ateniense nas cerâmicas áticas (sécs. V - IV a.C.), sendo orientada pela profª. Drª Katia Pozzer e estando sob financiamento da CAPES. Possui interesse nas seguintes áreas: Antiguidade, História da Cultura, História e Relações de Gênero, Arqueologia Clássica, Arqueologia Digital, Iconologia, Educação Patrimonial e Ensino de História.        

Referências

PÍNDARO. Epinícios e Fragmentos. Tradução, introdução e notas de Roosevelt Rocha.

Curitiba: Kotter Editorial Ltda., 2018.

BUTLER, Judith. Foucault and the Paradox of Bodily Inscriptions. In: The Journal of Philosophy, v. 86, n. 11, p. 601–607, 1989.

______________. Bodies that Matter: on the discursive limits of “sex”. New York e London: Routledge, 1993.

______________. Introdução, In: ______________. Discurso de ódio: Uma política do performativo. São Paulo: UNESP, 2021. pp. 11-75.

CERQUEIRA, Fábio. V.. Homoerotismo, educação e música na Grécia antiga: o testemunho da iconografia e dos textos antigos. In: VIEIRA, A. L. Bonfim; ZIERER, A.; FEITOSA, M. M. História Antiga e Medieval. Simbologias, influências e continuidades: cultura e poder. São Luís, 2011a, p. 269-290.

D’ALLEVA, Anne. Methods and theories of art history. Londres: Laurence King PUblishing Ltd, 2005.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

______________. História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Editions Gallimard, 1984.

HUBBARD, Thomas K. Athenian Pederasty and the Construction of Masculinity. In: ARNOLD, John H.; BRADY, Sean (edit.) What is masculinity? New York: Palgrave Macmillan, 2011. p.189-225.

MASNER, Karl. Die Sammlung antiker Vasen im K.K.Oesterreich Museum. Vienna: Druck und Verlag von Carls Gerold’s Sohn, 1892.

MEYER, Caspar. Foucault’s Clay Feet: Ancient Greek Vases in Modern Theories of Sex. In: History Workshop Journal, v. 85, p. 143–168, 2018.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo, Editora Perspectiva, 1991, p.47-87.

PROVENCAL, Vernon. Glukus Himeros: Pederastic Influence on the Myth of Ganymede. In: Journal of Homosexuality: Same-Sex Desire and Love in Greco-Roman Antiquity and in the Classical Tradition of the West; Volume 49, Numbers ¾, p.87-136; 2006.

SOURVINOU-INWOOD, Christiane. A series of erotic pursuits: images and meanings. In: The Journal of Hellenic Studies, v. 107, p. 131–153, 1987.

STANSBURY-O’DONNELL, Mark. Vase Painting, Gender, and Social Identity in Archaic Athens. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

_____________________________. The Structural Differentiation of Pursuit Scenes. In: YATROMANOLAKIS, D. (Ed.). An Archaeology of Representations: Ancient Greek Vase-Painting and Contemporary Methodologies. Athens: Institut du Livre/Kardamitsa, 2009, p. 342-373.

Downloads

Publicado

2024-04-22

Como Citar

Camargo, V. G. (2024). AS CENAS DE POSÍDON E PÉLOPS ATRAVÉS DAS ÓTICAS DE FOUCAULT E DE BUTLER: MASCULINIZAÇÃO E PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO. GAÎA, 14(1), 34–53. Recuperado de https://revistas.ufrj.br/index.php/gaia/article/view/59585

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)