AS CENAS DE POSÍDON E PÉLOPS ATRAVÉS DAS ÓTICAS DE FOUCAULT E DE BUTLER: MASCULINIZAÇÃO E PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO

Autores/as

Palabras clave:

Cerâmicas Áticas, Dispositivo da Sexualidade, Performatividade de Gênero, Masculinidade.

Resumen

Considerando a ocorrência de investigações sobre as cerâmicas áticas que  tornaram temas relacionados às sexualidades desviantes da cis-heteronormatividade invisíveis, o presente texto propõe investigar as cenas do mito de Posídon e Pélops, o qual se constitui como um exemplo de homoerotismo masculino mítico, a partir da perspectiva do campo dos estudos de gênero. Mobilizando as teorias de Michel Foucault e de Judith Butler, são discutidos os possíveis significados das pinturas vasculares alusivas ao mito, suas relações com a pederastia ateniense e suas contribuições para o processo de masculinização do corpos dos jovens aristocratas em Atenas.  

Biografía del autor/a

Vander Gabriel Camargo, UFRGS

Historiador licenciado (2021/2) e bacharel (2022/2) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também cursa o mestrado em História Social, com ênfase na linha de Culturas e Representações. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo programa BIC/UFRGS, entre 2019 e 2022, fazendo parte do projeto "Iconologia: ciência da cultura guiada por imagens" sob orientação do prof. Dr. Francisco Marshall. Fundador e integrante do projeto de extensão "Ergane: Arqueologia Digital na Educação" (LHISTE/FACED-UFRGS), sob coordenação da profª. Drª. Carmem Gil. A pesquisa que vem sendo realizada na pós-graduação leva o título de "O mito do amor de Posídon por Pélops: pederastia, homoerotismo e a construção da masculinidade hegemônica ateniense nas cerâmicas áticas (sécs. V - IV a.C.), sendo orientada pela profª. Drª Katia Pozzer e estando sob financiamento da CAPES. Possui interesse nas seguintes áreas: Antiguidade, História da Cultura, História e Relações de Gênero, Arqueologia Clássica, Arqueologia Digital, Iconologia, Educação Patrimonial e Ensino de História.        

Citas

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Publicado

2024-04-22

Cómo citar

Camargo, V. G. (2024). AS CENAS DE POSÍDON E PÉLOPS ATRAVÉS DAS ÓTICAS DE FOUCAULT E DE BUTLER: MASCULINIZAÇÃO E PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO. GAÎA, 14(1), 34–53. Recuperado a partir de https://revistas.ufrj.br/index.php/gaia/article/view/59585

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