Über die Zeitschrift
Foco e Escopo
A Gaia retorna com uma perspectiva diferente. Primeiramente, ela pretender abarcar as produções mais tradicionais de um periódico científico, com a publicação de artigos, resenhas e traduções de artigos específicos da área ou de documentos escritos. No entanto, sua grande novidade é o espaço que ela, a partir de então, abre para outras linguagens contemporâneas que são muito importantes para fomentar e divulgar os estudos sobre a Antiguidade, como relatos de projetos de extensão e de produtos de História Pública, modalidades do fazer histórico que vêm ganhando um espaço importante nas universidades como forma de divulgação e troca mais ampla de conhecimento entre centros mais tradicionais de produção científica e a sociedade; entrevistas com pesquisadores da área, que poderão trazer contribuições de especialistas de forma bastante direcionada e fora dos padrões mais rígidos de um artigo; análise de fontes, que será um espaço didático interessante no qual o discente poderá apresentar uma fonte e analisá-la, seja uma moeda, um texto, uma lápide, etc.; produtos de sala de aula, um espaço aberto para divulgação de atividades de ensino sobre a Antiguidade, visto que essa perspectiva traz contribuições ao intenso e necessário diálogo entre a pesquisa acadêmica e o saber didático; e, por último, a antiguidade e as ferramentas virtuais, um espaço importante de divulgação de sites, blogs, plataformas de pesquisa e aplicativos relacionados ao estudo da Antiguidade.
Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista GAÎA segue o modelo duplo-cego ("double blind review”) de avaliação pelos pares. Os artigos recebidos são avaliados pelo corpo editorial da revista de acordo com as normas de publicações e, uma vez aprovados, enviados para os avaliadores externos de maneira anônima, com o intuito de garantir uma avaliação imparcial e técnica.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.