Svetlana Aleksiévitch e o registro do sensível

Autores

  • Guido Arosa

Resumo

Este artigo-ensaio-diário objetiva analisar (assim como a autora aqui estudada o fez em seus diários), por meio das chaves teórica e formal da guinada afetiva do amor, do feminino e do feminismo, a produção literária-histórica-jornalística da ucraniana ganhadora do Nobel de Literatura de 2015 Svetlana Aleksiévitch, que passou a maior parte da vida na Bielorrússia da União Soviética e do pós-União Soviética, tendo registrado em cinco livros os testemunhos da vida comum, do “socialismo doméstico”, as mazelas e a subjetividade do povo soviético e pós-soviético, sendo três deles publicados no Brasil até o primeiro semestre de 2017 e analisados neste texto aqui em questão -- “Vozes de Tchernóbil”, “A guerra não tem rosto de mulher” e “O fim do homem soviético”.


Palavras-chave: Testemunho; Feminismo; Amor; Svetlana Aleksiévitch.

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Publicado

2018-02-09

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Artigos