A originalidade das Primeiras Estórias e a estrutura arquitetônica do livro

Autores

  • Maria Lucia Guimarães de Faria

Resumo

As Primeiras estórias como atos genesíacos primordiais. O princípio do uno e do múltiplo regendo a proliferação das estórias. Os quatro pilares fundamentais que sustentam a estrutura arquitetônica do livro: a catábase, o personagente, o psiquiartista e a alegria. O entrelaçamento destas noções e o seu desdobramento nas estórias. A estória medial -- “O espelho” -- e as duas estórias extremas
-- “As margens da alegria” e “Os cimos” -- como o princípio ativo do livro a partir do qual as outras dezoito estórias seguem-se umas às outras num percurso progressivo de desvelamento e engrandecimento do homem. A seqüência das estórias e a sua orquestração conjunta na composição de um enredo harmônico.
As correlações internas entre as estórias. O destino ascensional da alma e os ecos plotinianos na obra rosiana.

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Publicado

2018-08-31

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Artigos